Teatro

Começa o 24º Festival de Música de Londrina

01 jul 2004 às 17:25

A 24ª edição do Festival de Música de Londrina tem início no dia 1º de julho, quinta-feira. Para abrir a programação artística, foi escalada a Orquestra Sinfônica da UEL, que se apresenta a partir de 20h30 no Cine Teatro Ouro Verde.

Como de praxe, centenas de jovens vindos de várias regiões do País já circulam pela cidade para participar das atividades didáticas oferecidas pelo evento.


A programação se estende até o dia 17. Os alunos terão oficinas de canto e cursos dos mais variados instrumentos para as mais diversas formações e ritmos. O público, por sua vez, será contemplado com dezenas de recitais, concertos e shows de música brasileira.


Entre as principais atrações figuram o percussionista francês Thierry Miroglio, o Quinteto Villa-Lobos, o violeiro Paulo Freire, o Duo Carrasqueira, o violinista paulista Edson Scheid, a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Madrigal Vocale e os grupos Bonsai Machine e Barbatuques.


O compositor Arrigo Barnabé está sendo cogitado para vir ao Festival. Ele é o autor da trilha sonora do filme (inédito) ''Londrina em 3 Movimentos'', dirigido por Rodrigo Souza Grota e incluído na programação. A grade artística contará ainda com apresentações de músicos pratas-da-casa e de alunos e professores participantes da jornada pedagógica do evento.


Além do Cine Teatro Ouro Verde, palco principal do FML, serão ocupados o Teatro Zaqueu de Melo, os auditórios da Associação Médica e Associação Comercial, o Museu Histórico, o Teatro Marista, a Concha Acústica, a Catedral, a Capela da Catedral, o Calçadão, o Zerão, o Centro Cultural da Zona Norte (inagurado no último dia 21), além de espaços alternativos como bares, shoppings e pontos da Rede da Cidadania.


Integrado ao Festival, o ''Simpósio Paranaense de Educação Musical'' também começa hoje, calcado no tema ''Educação Musical: Criação da Diversidade''. Será a 10ª edição do evento, que prossegue até sábado abrangendo painéis e oficinas práticas. Entre os participantes constam nomes como Fernando Barba (expoente da técnica de percussão corporal), Rodolfo Caesar (compositor carioca de música eletroacústica) e Rogério Costa (saxofonista paulista).


O poeta, tradutor, dramaturgo e diretor de teatro londrinense Maurício Arruda Mendonça abre a programação com a conferência ''Uma Experiência Criativa'', que acontece às 8h30 de quinta-feira, dia 1º, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). ''A conferência será dirigida para quem está começando na atividade artística. Vou falar sobre a formação, o aprendizado da arte, a importância da técnica e de como a expressão da linguagem pode interferir no cotidiano das pessoas'' adianta ele.


Também no primeiro dia, um grupo de alunos de Música da UEL irá apresentar, às 18h30, no Teatro Zaqueu de Melo, o trabalho ''A Parte e o Todo Um Exercício de Criação'', que consiste num exercício de criação coletiva a partir de criações individuais. Já na programação artística do Festival, a Orquestra Sinfônica da UEL sobe ao palco do Cine Teatro Ouro Verde para executar peças de F. Mendelssohn e Beethoven, sob regência do maestro Henrique Vieira.


Do primeiro compositor, foi escolhido o ''Concerto para Violino e Orquestra em Mi menor, Op. 64'', cuja execução contará com a participação do solista Nildo Rocha Baía, que desde 1998 é o primeiro violinista da OSUEL.


Segundo o maestro, a obra garimpada destaca-se como uma das mais importantes do repertório violinístico trazendo inovações como a ''ausência de uma extensa introdução orquestral em forma de abertura ritornello'', a ''substituição da 'cadenza' (momento onde os intérpretes demonstravam virtusiosismo e habilidade de improvisar) por uma seção escrita pelo próprio compositor; e ''a não interrupação entre o primeiro e segundo movimento''.


Ainda no programa, foi pinçada de Beethoven a ''Sinfonia nº 3 em Mi bemol maior, Op. 55 ''Heróica'', considerada pelo regente da orquestra londrinense ''um marco para a música ocidental''. ''Sua harmonia e o tratamento formal foram considerados arrojados para a época. Pode-se dizer que com a criação de 'Heróica', Beethoven abriu as portas para o 'novo caminho' que tanto aspirava encontrar'' comenta.


Antes do concerto da OSUEL, às 19h30, haverá um recital de música de câmara no saguão do teatro com a presença do Quarteto Madeira's, formado por Marcos Aquino (oboé e corne inglês), Vlaudemir Mendes (clarinete), Antonio Lepri (clarinete) e Vitor Gorni (clarone). O festival começou.


Serviço:
24º Festival de Música de Londrina
Concerto de abertura com a Orquestra Sinfônica da UEL

Data: 1º de julho, quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Cine Teatro Ouro Verde
Endereço: Rua Maranhão, 71
Ingressos: R$ 3,00


Continue lendo