Teatro

As marionetes de Vis Motrix retornam ao Zaqueu de Mello

31 dez 1969 às 21:33

Cinco apresentações estão programadas para a próxima semana na temporada 2009 do Circuito Imago, com a peça Vis Motrix – um ensaio sobre a alma das marionetes, no teatro Zaqueu de Mello. A temporada vai de quarta a sexta, sempre às 15h, e no sábado e domingo às 20h30.

As apresentações deste ano do Circuito Imago apóia a campanha do Hospital do Câncer, batizada de "Eu sou amigo do ICL". Durante toda a temporada no Zaqueu, o boneco Nando, do Hospital do Câncer, estará à venda ao público e uma parte da renda da bilheteria será destinada à instituição, que atende pacientes de Londrina, região, e até de outros Estados brasileiros.


"Esta parceria entre Imago e o Hospital do Câncer de Londrina nasceu do desejo de animar, de doar a vida que temos criado com os nossos bonecos", explica Mauro Rodrigues, diretor do Imago Teatro e criador das marionetes do espetáculo. Ele é professor do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina e explica ainda que a iniciativa tem o sentido de doar um pouco do que o projeto tem recebido da cidade. "Em um ano e meio de trabalho, foram 5 mil espectadores em nossa plateia", relaciona. As marionetes de Vis Motrix também já estiveram no Hospital do Câncer para alegrar ali também a criançada.


Ao divulgar a parceria, o diretor do Imago Teatro confessou que durante a temporada de Vis Motrix em 2008, dedicou cada uma das apresentações às diferentes crianças de partes diferentes do mundo em situação de risco. "Crianças tibetanas assassinadas pelos chineses; crianças soropositivas de HIV, na África do Sul, crianças sobreviventes da guerra do Golfo Pérsico, crianças de Teerã. Tantas e tantas crianças vivem em condições sub-humanas, e, de algum modo, na plateia do Vis Motrix vivemos a força do movimento que eu gostaria de dirigir para aplacar as dores destes nossos irmãos".


As marionetes de Vis Motrix são baseadas na antiga tradição das marionetes japonesas. Os atores tocam diretamente os bonecos, sem ajuda de varetas, nem fios. O criador dos bonecos segue a tradição da máscara oriental, que ensina que a emoção é uma manifestação sutil, interior. "As marionetes do Vis Motrix, de espuma e madeira, têm mecanismos bastante simples. E esta simplicidade possibilita-nos buscar o refinamento da expressão humana, desta exposição da emoção e do sentimento humanos. Primamos pela simplicidade para frisar a emoção. Nossas marionetes dançam para celebrar a mobilidade da vida", explica Rodrigues.


A temporada 2009 do Imago Teatro vai até o dia 24 de maio. E, sem contar com patrocinadores, o projeto conta com apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina, especialmente a partir da Rádio UEL FM e da Casa de Cultura. As secretarias municipais de Cultura e de Educação também são apoiadoras do projeto. Instituições educacionais ou outras interessadas, com mais de 40 espectadores, podem receber a Cia. Imago para oficina de teatro e de teatro-educação com duração de 3 a 9 horas.


Serviço:


Espetáculo: Vis Motrix, com o Imago Teatro de Animação


Quando: 13 a 15 de maio, às 15h; 16 e 17 de maio, às 20h30; 20 a 22 de maio, às 15h; 23 e 24 de maio, às 20h30


Local: Teatro Zaqueu de Mello (Av. Rio de Janeiro, 413, Londrina)


Ingressos: R$ 10, com meia entrada para estudantes e idosos
Professores ou monitores, acompanhados com grupos de até 10 pessoas, ganham 2 ingressos


Pontos de Venda: Shopping Royal Plaza, na loja Uzzi (2º andar, fone 3324-4870), Loja Ciranda (Rua Jorge Velho, 48, fone 3325-6981) ou na bilheteria do teatro, antes das apresentações.

Mais informações: www.imagoteatro.com.br/index.htm


Continue lendo