O ''1º Festival de Dança de Londrina'' começa nesta terça-feira. O evento vai até o dia 3 de agosto e reúne cerca de 800 bailarinos e coreógrafos do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.
Serão 179 coreografias apresentadas por 64 grupos. A programação contará com espetáculos de dança, mostra competitiva, mostra paralela, mesas redonda, palestras, bate papos e workshops. Na abertura, a companhia Ballet Municipal de Londrina vai apresentar a montagem ''...à Cidade'', às 20 horas, no Cine Teatro Ouro Verde.
No mesmo dia, haverá lançamentos do livro ''Giselle, o vôo traduzido'', escrito por Roberto Pereira, crítico de dança do Jornal do Brasil, e do CD ''Música Dança Contemporânea'' de Divanir Gattamorta, professor de percussão da Unicamp, além da exposição de artes plásticas tematizando a dança.
A abertura do Festival terá entrada franca, sendo que os ingressos deevm ser retirados antecipadamente no Cine Teatro Ouro Verde.
Entre as atividades didáticas previstas constam desde um curso de dança de salão voltado para o público em geral até uma oficina de crítica de dança dirigida a jornalistas, estudantes de Comunicação e interessados na área. Esta última também será ministrada pelo crítico Roberto Pereira.
Maiores informações no site do Festival.