"O corpo que dança no Século 21 – aspectos técnicos e estéticos" foi o tema do fórum que abriu oficialmente, nesta segunda-feira, a programação do Festival de Ginástica e Dança 2002, que se realiza em Curitiba até o próximo dia 29.
O encontro reuniu professores de dança, coreógrafos, iluminadores e alunos de cursos, grupos e escolas, na sala Scabi, que fica no Solar do Barão. O Festival reúne 95 academias e escolas de dança da cidade, que farão apresentações públicas de 20 a 29 de setembro, em diversos locais.
Nesta terça e quarta-feira, a professora Cynthia Kunifas, da Faculdade de Artes do Paraná, realiza workshop sobre coreografia, a partir das 19h, no Centro de Esportes e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz. Na quinta e sexta-feira, a bailarina e diretora de companhia de dança fala sobre figurino no workshop, também às 19h, novamente no Solar do Barão, que fica na Rua Presidente Cavalcanti.
As exibições públicas serão abertas às 20h de sexta-feira pelo grupo Guaíra 2 Cia. de Dança, reunindo alunos do Teatro Guaíra, na Praça do Iguaçu, que fica no Memorial.
As mostras públicas infanto-juvenis, de adultos e de grupos folclóricos, serão dias 21, 22, 24, 25 e 29 de setembro, e as competições com grupos adultos, nos dias 26 e 28. O encerramento do festival será às 20h de domingo, 29 de setembro, na Ópera de Arame, e o ingresso será de um quilo de alimento não-perecível, exceto sal de cozinha.