No dia 23 de abril comemora-se o aniversário de Pixinguinha, que este ano estaria completando 105 anos, e também o Dia Nacional do Choro – uma data que não pode passar em branco na agenda dos amantes da boa música brasileira. Para celebrar, os músicos Sérgio Albach, João Egashira, Gabriel Schwartz e Luciano Lima estarão fazendo uma série de rodas de choro nesta terça-feira, com apresentações gratuitas às 10h na Boca Maldita, às 13h no restaurante Beto Batata (Rua Professor Brandão 678), e às 17h no Conservatório de MPB. À noite, a homenagem continua no Original Café, a partir das 21h.
Curitiba, que tem chorões históricos como Janguito do Rosário, Arlindo dos Santos, Alaor da Flauta, Walter Scheibel e grupos como o Choro e Seresta – que há mais de 25 anos toca todos os domingos na Feirinha do Largo da Ordem –, está redescobrindo o choro nos últimos anos e despertando jovens músicos para o gênero. O movimento, que começou com a vinda de nomes como Maurício Carrilho, Luís Otávio Braga, Joel Nascimento e Henrique Cazes para ministrar cursos nas Oficinas de MPB, logo conquistou instrumentistas talentosos como o clarinetista Sérgio Albach e o violonista João Egashira, que a partir daí se aproximaram dos antigos chorões curitibanos e da música de gênios como Pixinguinha, levando esta experiência para as aulas de Prática de Choro do Conservatório de MPB e formando uma nova geração de amantes do choro na cidade.
Atualmente a programação de choro em Curitiba conta com rodas comandadas por Sérgio Albach e Luciano Lima todas as quintas-feiras, às 17h, o Conservatório de MPB; todos os sábados, a partir das 13h, com o Grupo Simplicidade, no Parque Barigüi; e todos os domingos pela manhã, com o Choro e Seresta, na Feirinha do Largo da Ordem.
As rodas programadas para comemorar o Dia Nacional do Choro estão abertas à participação de outros músicos e o repertório, que incluirá os grandes clássicos do gênero, também estará aberto aos pedidos da platéia.
A Rádio Educativa fará uma programação especial no dia 23, tocando choro das 6h às 18h, com programas especiais sobre a vida e obra de Pixinguinha, e ainda estará transmitindo a roda de choro ao vivo da Boca Maldita, às 10h. O Original Café também homenageia o mestre do choro na noite de quarta-feira, quando Sérgio Albach interpreta Pixinguinha no Projeto Naquela Mesa.