Shows & Eventos

Viola Quebrada resgata o fandango do litoral paranaense

15 jan 2002 às 22:12

O grupo de música regional projeto de pesquisa e resgate do fandango paranaense- formado por Rogério Gulin, Margareth Makiolke e Oswaldo Rios - lança no próximo domingo às 11h, na Livraria Dario Vellozo (Rua São Francisco 325- Largo da Ordem - Curitiba), o álbum duplo Viola Fandangueira, resultado do projeto de pesquisa e resgate do fandango paranaense que contou com a participação da Família Pereira, de Guaraqueçaba, e de alguns dos maiores fandangueios do Estado.

Viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto foi idealizado pelos músicos do Rogério Gulin e Oswaldo Rios há dois anos. Os discos registram as raízes do fandango, trazendo as principais modas, verso-toadas e batidas em interpretações marcadas pelo espírito original deste ritmo típico do litoral do Paraná.

Os dois CDs foram gravados em Curitiba entre agosto e novembro de 2001. O registro da Família Pereira, em especial, é considerado um documento histórico para a cultura paranaense. "Há poucos registros do fandango do nosso litoral. Quantos violeiros bons já morreram e não deixaram nada gravado? Este CD da Família Pereira é com certeza algo que vai ficar para a posteridade", avalia o músico e pesquisador Rogério Gulin.


Continue lendo