Shows & Eventos

Vila Cemitério de Automóveis recebe Festival Cultural

14 nov 2017 às 10:48

A Vila Cultural Cemitério de Automóveis recebe nesta terça-feira (14), às 18 horas, a abertura do Surrealía. Com o tema "Circus", o festival independente traz exposições, mostra de cinema, feira de impressos, apresentações de bandas autorais e workshops. Os ingressos para a programação de amanhã (14) já podem ser comprados com antecedência no valor de R$15 (primeiro lote).

Na portaria, o valor será de R$20. A Vila Cultural Cemitério de Automóveis conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).


Na entrada do festival, serão recolhidos alimentos e objetos de higiene pessoal, para serem doados a moradores de assentamentos e pessoas em situação de rua de Londrina e região. A Vila Cultural fica na Rua João Pessoa, 103-A.


O Surrealía acontece desde 2015, e foi idealizado pelo artista visual e fotógrafo Yashiro Imazu, a partir de uma exposição com a artista plástica Camila Vieira. O evento tem a proposta de apresentar a expressão humana pelos diferentes meios das artes, além de divulgar uma linguagem mais aberta da criatividade visual, da cultura e música autoral.


O festival também busca incentivar a economia criativa da cidade, conduzindo o público a prestigiar obras de diferentes artistas e shows autorais de qualidade. Na abertura, haverá performances nos Palcos Surreal e Galeria, e um galpão com apresentações circenses.


As bandas londrinenses Aminoácido, Vulgar Gods, Red Mess e Acid Brigade se apresentam no Palco Surreal, assim como os DJ’s Fabio Indígena do Axé DJ, Gustavo Veiga, Narconauta e Carol Dutra.


No palco Galeria, estará o coletivo Aliense Sobrenatural & Bem Bolado, em um show acústico. Os espetáculos no galpão Circus ficam por conta dos palhaços e grupos As Multidançarinas, Vitor Maçarico Inácio e a Família do Circo.


No Surrealía, haverá exposição com fotografias, pinturas, desenhos e ilustrações dos artistas e designers: Sandro Branco; Carol Kozima; Marcus Vinicius; Daniel Romano; Ricardo Zolinger; Luiza Braga; Mateus Arrigoni; Mariana Franzim; Lunartty Souta e Guilherme Silveira, todos de Londrina. Participam também Lucas Bonfante; Camila Vieira; Endrio Salvino; Yashiro Imazu; Henrique Petrus e Heitor Kimura. O arquiteto e artista Christian Steagall-Condé irá realizar uma intervenção de arte urbana.


Poesias da escritora Vivian Campos, autora do livro "O Gato Comeu Sua Lua?", estarão no festival, juntamente com obras do escritor Jean Carlo Caramanico, de Maringá. O Surrealía terá ainda instalação do "Coletivo Verso", grupo de mulheres idealizado por Manuela Pérgola.


A Instalação Versa ficará em um espaço fixo, e consiste em um varal com biografias das autoras, um poema de cada, roupas, um texto sobre literatura de autoria feminina e sobre o propósito da instalação. O varal terá espaços vazios que devem ser completados pelos passantes. Papéis e canetas ficarão à disposição, para que o público possa contribuir com seus escritos.


Programação


As atividades prosseguem durante a semana, com encerramento oficial na sexta-feira (17), no tradicional Coffee Break Surreal, onde os artistas do Surrealía se reúnem para falar sobre suas obras em exposição e seu processo criativo em uma conversa aberta ao público. O Coffee Break Surreal terá também a presença de baristas e stands de cafés de Londrina e região, que servem seus produtos.


Ainda na sexta-feira (17), acontece o segundo dia da Feira de Impressos, onde criativos, artistas e designers comercializam e divulgam seus trabalhos.
É uma ótima oportunidade para fazer contatos e conhecer melhor sobre o trabalho desses artistas, com o sabor da arte e da gastronomia londrinense. Nesse dia o Surrealía terá também apresentação do projeto "Sarau: prosa, poesia e outras delícias", às 20 horas.


Oficinas

Para participar dos workshops promovidos durante o Surrealía, é preciso fazer a inscrição com antecedência pelo e-mail eventosurrealia@gmail.com, informando nome completo, idade e telefone para contato, juntamente com o título da oficina. As inscrições também podem ser feitas pessoalmente na abertura do festival.


Entrada

Os ingressos para a abertura do Surrealía já podem ser adquiridos nos seguintes locais: UP Bar (Av. Juscelino Kubitschek, 1.973), das 19 horas até 1 hora; Café Com Propósito (Rua Espírito Santo, 1.123), das 16 às 22 horas; Barbearia Bar (Rua Quintino Bocaiúva, 875), a partir das 20 horas; e no Max Tattoo (Avenida dos Expedicionários, 737, Rolândia).


Continue lendo