No calendário de atividades para o mês de férias escolares, o Festival de Inverno da UFPR já tornou-se uma tradição. Este evento muda o cotidiano da simpática cidade de Antonina, lembrada por suas comidas típicas, como o barreado e o peixe na telha. Durante uma semana a cidade transforma-se num grande palco. Seja nas ruas, no teatro, na igreja ou na praça, ocorrem apresentações de diversas manifestações artísticas (as musicais e teatrais são maioria), das primeiras horas do dia até a madrugada.
Este ano, em sua 12ª edição consecutiva, o festival acontece do dia 13 a 20 de julho. Na noite de abertura, o cantor Chico César promove um show ao ar livre no palco montado na Rua Principal, a partir das 22h. Esta apresentação, assim como todas as demais do festival, terá entrada franca. E não são poucos os espetáculos durante a semana. Entre o domingo, 14 de julho, e a sexta-feira, 19 de julho, são realizados de quatro a cinco por dia, nas áreas de música, teatro , circo e dança moderna e contemporânea.
Jutamente com os espetáculos, as oficinas formam os dois grandes pilares do evento. Este ano estão sendo oferecidas um total de 71 oficinas teóricas e práticas para crianças, jovens e adultos, nas áreas de teatro, artes plásticas, marketing cultural, música, folclore, literatura, dança e artesanato. Após uma semana de aprendizado, a produção dos alunos é exibida ao público no último dia do festival, sábado, 14 de julho.
As inscrições em Curitiba já estão encerradas, mas os interessados ainda podem se matricular para oficinas comparecendo pessoalmente ao QG do Festival na cidade de Antonina no dia 13 de julho das 9h ás 18h. A maior parte dos cursos tem taxa de inscrição de R$ 30,00, mas algumas podem chegar a R$ 50,00. Vale lembrar que as vagas são limitadas.
Além dos espetáculos e oficinas, ocorrem atividades esportivas na Praça de Recreação e Lazer, orientadas por professores de Educação Física da UFPR. Sem contar as inúmeras festas que pipocam pela cidade, seja nas casas alugadas por alunos, na rua ou no trapiche (uma espécie de cais articulado) da Baía de Antonina. Só para citar um exemplo, nos últimos festivais o grupo de forró Regional de Repente animou as noites do Festival puxando um arrasta-pé na rua das barraquinhas (conhecida como "Rua 24 horas" de Antonina). Algumas vezes os músicos do grupo levantavam-se de suas cadeiras e saíam caminhando e tocando, levando o agito para outro local da cidade.
Como chegar
Antonina fica a 84 km de Curitiba. O acesso é pela BR 277, seguindo pela PR 408 km após Morretes, ou pela BR 116, descendo pela Serra da Graciosa. No inverno, a temperatura média é de 18º.
O que levar
A maior parte da cidade pode ser conhecida a pé. Para fazer os passeios ou mesmo trilhas, é preciso levar tênis. Durante o dia faz calor e é perfeitamente viável usar camiseta e bermuda. À noite, a temperatura cai e é necessário usar agasalhos. Recomenda-se levar desde moletons leves até agasalhos mais pesados. É bom levar também guarda-chuva ou capa pois sempre ocorre alguma chuva ocasional durante a semana do evento. Sapatos hipermeáveis são uma boa pedida para esta situação. em resumo: vá preparado para enfrentar o clima mais imprevisível que se possa imaginar.
Serviço:
Festival de Inverno de Antonina
Local: cidade de Antonina, litoral paranaense
Data: de 13 a 20 de julho de 2002
Site: www.proec.ufpr.br/festival2002
Leia também:
>> Programação resumida de Espetáculos
>> Oficinas
>> Cidade em clima de festival
>> Festival aquece economia de Antonina
>> PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL:
>> Sábado e domingo, 13 e 14 de julho
>> Segunda-feira, 15 de julho
>> Terça-feira, 16 de julho
>> Quarta-feira, 17 de julho
>> Quinta-feira, 18 de julho
>> Sexta-feira, 19 de julho
>> Sábado, 20 de julho