Shows & Eventos

Um olhar sobre Picasso

14 nov 2006 às 10:12

Existem alguns motivos que transformam em obrigatória a visita à exposição ''Picasso: Paixão e Erotismo'', que abre em 1º de novembro para o público no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. O primeiro é óbvio: é Picasso. A amplitude do período em que as obras foram feitas também deve levar muita gente ao MON, já que pode dar a dimensão da importância do artista espanhol.

A mostra que integra o Circuito Cultural Banco do Brasil, traz gravuras assinadas por Pablo Picasso desde o final de 1919 até pouco antes da sua morte, em 1973. Essa é a primeira vez que uma mostra de gravuras do autor de ''Guernica'' chega ao Brasil.


As obras pertencem à coleção do italiano Pier Paolo Cimatti e foram selecionadas pelo curador Fábio Magalhães, de São Paulo. No circuito brasileiro, Curitiba é a última capital onde as obras serão apresentadas, depois retornam para a Itália. Por aqui, elas já foram exibidas em Belém (PA), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Teresina (PI).


''É uma coleção muita rica e diversificada. Não trata apenas do sexo e erotismo, mas também de temas políticos e aspectos mitológicos'', revela o curador, em entrevista à Folha. Ele salienta que a exposição foi um sucesso de público em todos os lugares em que passou. ''Durante apenas uma semana que esteve em Belém, a mostra recebeu a visita de mais de 10 mil pessoas. Em Belo Horizonte, em duas semanas ela foi vista por cerca de 30 mil pessoas.''


As gravuras em exibição trazem uma completa documentação auto-referencial do artista espanhol e de seu imaginário. Entre as gravuras que compõem a exposição, estão obras-primas como ''Taureau ailé contemplé Quatre Enfats'', de 1934; ''Jacqueline au chaveau flou'', de 1962; ''Cople en carrosse et pauvre'', de 1968; ''Serenade au bordel'', de 1971; e ''La chute d'Icare'', de 1972, estas últimas já do final de sua produção artística.


Entre 1899 e e 1972, Picasso produziu mais de 2 mil gravuras passando pelo realismo dos primeiros anos e pelo cubismo que o consagrou no cenário mundial. A exposição que chega a Curitiba mostra um conjunto de 89 obras originais, entre litografias, aguatintas e aguafortes. ''São obras que revelam um período de maturidade artística de Picasso e também abrangem uma grande variedade de técnicas'', analisa Magalhães.


Pablo Picasso é um dos artistas mais importantes do século 20. Ele nasceu em Málaga, no sul da Espanha, mas naturalizou-se francês. Sua primeira viagem a Paris aconteceu em 1900, para estudar artes e quatro anos depois ele se mudou definitivamente para o berço artístico da Europa. Nessa época produziu coisas que se encaixavam em períodos bem determinados, passando de uma Fase Azul melancólica (1901-05) para a Fase Rosa, mais alegre e delicada (1905).


Nos anos seguintes, ao lado do pintor francês Georges Braque, criou o Cubismo, em que desconstruia as figuras realistas e inauguraria uma fase que deixou a sua produção marcada, um conceito que dividiu a história da arte mundial. Picasso morreu aos 91 anos em 8 de abril de 1973.

Serviço:
Exposição ''Picasso: Paixão e Erotismo''
abertura para o público no dai 1º de novembro, quarta-feira. A exposição fica em cartaz até o dia 7 de janeiro
Entrada: Gratuita (durante a realização do Circuito Cultural Banco do Brasil, não haverá cobrança de ingressos, no período de 1º a 12 de novembro, para visitar o Museu. Exceto para ver a mostra "Eternos Tesouros do Japão")


Continue lendo