Shows & Eventos

Um espaço, muitos artistas

04 jul 2001 às 10:39

Os artistas curitibanos Luciano Buchmann e Deborah Bruel, as paulistas Beatriz Rauscher e Carolina Lopes e a gaúcha Daniele Marx abrem mostras individuais amanhã, no Museu da Gravura, com seus trabalhos mais recentes.

Cada um dos gravadores tem um foco diferente para as suas obras e oferecem um panorama da produção recente. O artista plástico Luciano Buchmann intitula sua exposição de "Valores Vegetais", por pesquisar a natureza, a paisagem e o enfrentamento do homem com seus limites.


A pesquisa de Luciano usa papel de seda e carbono, em duas partes: "Dias" e "Noites", com desenhos sobre papel de seda branco e desenhos sobre papel negro. Buchmann fez pintura na Escola de Belas Artes do Paraná e estagiou no Centro da Escultura Moderna, na Alemanha.


Da mesma forma, Deborah Bruel usa o carbono para refletir a forma que idealizou, copiá-la e reproduzir. Os desenhos-gravuras têm cerca de 10 x 15 centímetros, e abordam o tema "Qualquer semelhança é mera coincidência". Essa exposição é a primeira individual de Debora, também formada pela Embap.


Beatriz Rauscher, paulista residente em Porto Alegre, mostra imagens impressas em cortes de madeira que encontra pela cidade. Esses cortes são fotografados e posteriormente impressos digitalmente em vinil adesivo. O trabalho de pesquisa chama "Xilogravuras Digitais".


A arquitetura cotidiana é o foco do trabalho de Carolina Lopes. Janelas, varandas e escadas tornam-se módulos utilizados para explorar o espaço bidimensional. Carolina cursou Publicidade e Propaganda e fez curso de gravura com Evandro Carlos Jardim e Claúdio Mubarac, em São Paulo.


Finalmente, Daniele Marx apresenta uma série de imagens calcadas em vivências pessoais a partir de viagens e correspondências. Sob o título "In Tro", mostra desenhos da memória do inconsciente.

Serviço: Exposições de Luciano Buchmann ("Valores Vegetais"), de Deborah Bruel ("Qualquer semelhança é mera coincidência"), de Beatriz Rauscher ("Xilogravura Digitais"), de Carolina Lopes e de Daniele Marx ("In Trio"), de amanhã às 19 horas até o dia 12 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas, sábado, domingo e feriado, das 12h às 18 horas, no Museu da Gravura Cidade de Curitiba - Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533).


Continue lendo