"Papai, não-violência é uma palavra estranha: será que você poderia explicá-la?". A pergunta foi feita a Jacques Sémelin, especialista francês no assunto. Para destrinchar o tema às suas duas filhas, uma de 13 e outra de 8 anos e meio, ele as reuniu em torno de uma história em quadrinhos sobre a luta de Martin Luther king e os negros norte-americanos.
Em seguida, escutou as reações e anotou as perguntas. A maioria dizia respeito à vida cotidiana: se alguém me agride, o que devo fazer? Como enfrentar a delinquência na escola? A agressão sexual? E a violência dos jovens? E o racismo? As questões formuladas transformaram-se em desafios para Sémelin, estimulando-o a escrever de modo simples sobre um assunto que é seu objeto de pesquisa há quase duas décadas.
O resultado foi um livro didático de cerca de 50 páginas organizado em forma de pergunta-resposta, destinado a crianças e adolescentes, e publicado na França pela Éditions du Seuil.
Serviço: Coleção "Explicado a". Editora Via Lettera. Telefax: (11) 3862-0760 ou 3675-4785. E-mail: vialettera@vialettera.com.br.
Leia mais na edição da Folha de Londrina desta terça-feira
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom