Shows & Eventos

Tribo da Folia leva cultura popular ao Sexta na Concha

22 nov 2007 às 20:03

O grupo londrinense Tribo da Folia é a atração de amanhã (23) no projeto Sexta na Concha, realizado na Concha Acústico. O espetáculo "Boi de Mamulengo" conta a história do bumba-meu-boi por meio do uso dos mamulengos, bonecos de fantoche típicos brasileiros. O grupo é formado por seis pesquisadores de cultura popular brasileira, que já encenam esse espetáculo desde 2004.

De acordo com Daniela Fiorucci, integrante da Tribo da Folia, os membros do grupo entraram em contato com o Mamulengo durante uma oficina promovida pela Festa Nordestina de Londrina. Segundo ela, as referências da Tribo da Folia estão, principalmente, na cultura popular nordestina, sob influência de mestres como Tião Carvalho.


"O objetivo da Tribo da Folia, ao apresentar o espetáculo ‘Boi de Mamulengo’, é divulgar e vivenciar a cultura popular brasileira, além de proporcionar alegria e prazer", explicou Daniela Fiorucci. Segundo ela, o espetáculo é destinado a todos os públicos, mas as crianças são as quem mais interagem com o grupo. "O ‘Boi de Mamulengo’ exige uma interação por parte da platéia, porque em alguns momentos a continuação da história depende da participação do público", comentou.


O Tribo da Folia recebe apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e integra os projetos da Rede Alegria da Secretaria Municipal de Cultura. O grupo londrinense está concluindo a série de 31 apresentações do "Boi de Mamulengo" em escolas municipais indo aos locais. Hoje foi a vez dos alunos da Escola Municipal Edmundo Odebrecht.

As apresentações seguem amanhã (dia 23) na Escola Municipal Doutor Joaquim Vicente de Castro. Os alunos da Escola Municipal Reverendo Odilon assistem "Boi de Mamulengo" na segunda-feira (dia 26); na terça-feira (dia 27) a Escola Municipal João XXIII se torna palco para o grupo Tribo da Folia; na quarta-feira (dia 28) o público será formado pelos alunos da Escola Municipal Carlos Kraemer e no dia 30 de novembro o espetáculo será apresentado na Escola Municipal Melvin Jones.


Continue lendo