Vinte anos separam a primeira montagem da atual, mas depois de quase dez meses de ensaio, o Balé Teatro Guaíra leva ao palco a segunda versão de ‘O Grande Circo Místico’, balé que alavancou a carreira da companhia na década de 80. O espetáculo estréia hoje, no Teatro Guaíra, com curta temporada em Curitiba. Depois segue para o Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Brasília e outras capitais. Ontem, os ingressos na platéia para as primeiras apresentações já estavam quase esgotados.
A expectatica do público, que chegou a formar filas para comprar ingressos, não é por acaso. ‘O Grande Circo Místico’ tem uma história de sucesso amparada por grandes nomes da música nacional. Na sua primeira montagem, em 1983, o texto baseado no poema de Jorge de Lima, ganhou trilha sonora de Edu Lobo e Chico Buarque de Holanda.
Os dois músicos assinam também a trilha da segunda versão do balé, mas propuseram alterações (mérito mais de Edu Lobo, que acompanhou a nova montagem à distância, além de assistir alguns ensaios). A trilha reúne canções que se tornaram obrigatórias no conhecimento dos amantes da música popular, como ‘Beatriz’ e ‘Sobre Todas as Coisas’. Tom Jobim, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Zizi Possi, Simone e Jane Duboc interpretam as canções. Mas para essa versão, muitas dessas já tradicionais músicas ganharam sonoridade nova, inclusive com a inclusão de novos instrumentos.
Serviço: ‘O Grande Circo Místico’. Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). De hoje a sábado às 20h30, e domingo às 19 horas.
Ingressos a R$ 10 e R$ 5 para estudantes e maiores de 60 anos.