Shows & Eventos

Sons da alma negra

24 mai 2001 às 08:31

Três "CDs Congado Mineiro", "Batuques do Sudeste" e "Segredos do Sul", com o registro das manifestações culturais afro-brasileiras nas regiões Sul e Sudeste, estão sendo distribuídos pelo Itaú Cultural em parceria com a Associação Cachuera, de São Apulo. Os discos integram a série Documentos Sonoros Brasileiros.

O músico Paulo Dias pesquisou durante 12 anos a etnomusicologia dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A coleta sonora foi realizada em cem comunidades do interior, em processo digital com som de alta qualidade.


Contendo parte das 800 horas de gravações realizadas por Paulo Dias, os CDs enfocam as principais vertentes relatadas pela pesquisa: as danças de cortejo do catolicismo negro, os batuques de terreiro e as religiões afro-brasileiras.


Os novos títulos destacam regiões e tradições que ainda não haviam sido registradas. Além disso, os textos e fotos dos encartes dos CDs informam sobre a origem e a situação das manifestações culturais.


Em "Congado Mineiro" são mostradas as etapas de uma festa de reinado em Minas Gerais. É um passeio pelo mundo sonoro dos Congos e Congadas, Maçambiques, Catupés, Vilões, Marinheiros e Caboclos, cortejos reais dos quais se tem notícia desde o século 17.


"Batuques do Sudeste" apresenta um lado misterioso e marginal da festa negra: as danças de terreiro das comunidades descendentes dos bantos (raça negra sul-africana) enraizadas nessas regiões do País. Por sua vez, "Segredos do Sul" revela a influência cultural no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul quase desconhecida.

Centros culturais e instituições de ensino que desejarem receber gratuitamente os novos títulos devem enviar solicitação em papel timbrado, assinada pelo diretor, ao Itaú Cultural a/c Difusão - Coleção Itaú Cultural/Documentos Sonoros Brasileiros - Avenida Paulista, 149, 5º andar, CEP 01311-000 São Paulo SP


Continue lendo