No dia 19 de novembro, o Skank coloca no ar mais uma iniciativa pioneira no país: o site SkankPlay.com, uma plataforma criada em parceria com o coletivo DonTryThis que vai permitir que qualquer pessoa toque junto com a banda e crie videoclipes oficiais da nova música "De Repente" (Samuel Rosa/ Nando Reis), o single de trabalho do CD e DVD "Multishow ao Vivo - Skank no Mineirão". "A intenção é que a música não tenha apenas um videoclipe oficial, mas quantos as pessoas quiserem", diz Samuel Rosa.
'Como funciona'
Ao entrar em www.skankplay.com, o internauta verá seis vídeos diferentes, cada um com um integrante da banda tocando sua parte na música. Samuel Rosa aparecerá em três vídeos: dois de voz e um de guitarra. Ao apertar o botão Play, o visitante verá todos os vídeos sincronizadamente, formando a música.
Com um miniaplicativo disponível no site, qualquer pessoa poderá gravar sua própria versão para a música "De Repente", seja cantando, tocando ou fazendo uma performance. Depois, é só colocar o vídeo (ou mais de um) no lugar de um dos seis iniciais e, assim, fazer uma jam session virtual com o Skank.
O botão "videoclipe" faz com que os vídeos sejam mixados e fundidos em um só. Essa versão personalizada do clipe, além de ficar no site, poderá ser adicionada (embedada) em blogs, no Facebook, etc. Para quem não sabe tocar ou cantar a música, e quiser participar da brincadeira, haverá vídeos tutoriais de como tocar a música, feitos pelos próprios integrantes do Skank.
Alguns alunos da escola EM&T (Escola de Música e Tecnologia), de São Paulo, foram os primeiros participantes a testar o SkankPlay. Suas performances serão mostradas no lançamento oficial da plataforma, que acontece na estreia em São Paulo do mais novo show da banda, "Multishow ao Vivo – Skank no Mineirão", dias 19 e 20 de novembro, no Citibank Hall.
'A música acima dos músicos'
"Uma das coisas mais legais do projeto é a possibilidade da nossa música ser tocada por outras bandas, com a participação do Skank", explica Samuel Rosa. "É a música sendo colocada acima dos músicos, como achamos que tem que ser." A oportunidade de exposição para novos talentos também é um dos pontos positivos levantados pelos integrantes da banda.
"Bandas e músicos vêm fazendo experiências e usando a tecnologia para se aproximarem dos fãs e espalharem sua música. O SkankPlay traz novidades bacanas e é mais um esforço nesse sentido", diz Caio Mattoso, do coletivo DonTryThis. "A partir deste projeto com o Skank, a intenção é continuar fazendo outras experiências deste tipo." O SkankPlay resultará também em um documentário que, a partir do projeto, discutirá a função da música como forma de unir as pessoas.