A Orquestra Sinfônica do Paraná faz seu penúltimo concerto do ano neste domingo, às 10h30, no grande auditório do Teatro Guaíra, sob a regência do húngaro Janos Acs, maestro dos tenores Luciano Pavarotti, Plácido Domingos e José Carreras. No programa, três peças de compositores europeus: o húngaro Zoltán Kodály, com Danças de Galanta; o italiano Ottorino Respighi, com Fontes de Roma, e o tcheco Leopold Antonín Dvorák, com Sinfonia nº 5, Novo Mundo.
O maestro Janos Acs é regente convidado de diversas orquestras e titular da Orquestra Sinfônica da Hungria e da Orquestra de Câmera da Hungria e, ainda, dos três maiores tenores do mundo: Luciano Pavarotti, Plácido Domingos e José Carreras. "Eles são três personalidades fortes e muito diferentes. Pavarotti é a voz. É o máximo, o primeiro. Plácido Domingos é a perfeição na música, na composição, e Carreras é só coração. Entre os três eu sou só razão e harmonia para casar todos em uma só idéia", conta o maestro.
Os ensaios da Sinfônica do Paraná estão sendo realizados todas as manhãs no Guairão. Janos Acs mostrou-se entusiasmado já no primeiro dia de trabalho. "Kódaly é um compositor muito difícil e eu fiquei surpreso com a maneira competente e profissional que os músicos da Orquestra tocam. Eles são muito preparados, disciplinados e gentis", diz o maestro.
No próximo ano, Janos Acs vai levar como convidados, para a Orquestra de Câmara da Hungria, a filha de Camargo Guarnieri, Tânia, e o seu marido, o maestro Alessandro Sangiorgi, titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, para um concerto de músicas brasileiras.
Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná
Quando: domingo, dia 8, às 10h30
Onde: grande auditório do Teatro Guaíra
Ingressos: R$ 5,00