Único grupo estrangeiro que já esteve em Curitiba participando de edições do Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, o argentino El Chonchón reapresenta amanhã, às 11 horas, a peça "Los Bufos de la Matiné", livre, e estréia "Juan Romeo y Julieta Maria", para adultos, às 20 horas, ambas no Teatro José Maria Santos.
Inspirados na palavra indígena araucana "chonchón", que significa lamparina feita de lata e que era objeto de brincadeiras entre as crianças, a companhia faz em "Los Bufos..." uma homenagem aos comediantes do cinema mudo como Charles Chaplin e O Gordo e o Magro. Criada em 1994, a peça faz parte do repertório do grupo e já foi montada em diversos países.
Por sua vez, "Juan Romeo y Julieta Maria" usa o texto clássico do dramaturgo inglês Shakespeare para fundir a história de Romeu e Julieta com a de João e Maria. Segundo o bonequeiro Miguel Oyarzún, o mais importante nas peças da companhia é sincronizar um bom texto com os movimentos dos bonecos. "Além disso, o que mais nos preocupa é manter o companheirismo entre os ténicos e manipuladores."
Os integrantes do El Chochón viajam por todo o interior da Argentina e do Chile, muitas vezes, de carona e a afinidade entre todos que participam das excursões é peça fundamental para o bom andamento das apresentações e criação de novos personagens.