Shows & Eventos

Sexta-feira musical com Nando Reis e banda curitibana

14 ago 2003 às 17:39

Partir para uma carreira solo nem sempre é tarefa confortável para músicos que têm o nome e a carreira inevitavelmente ligados a uma banda conhecida do grande público. Mas parece que isso não foi encarado como desafio para o músico, compositor e ex-titã Nando Reis.

Com um repertório já bastante conhecido, fruto de uma carreira paralela de suas duas décadas com a banda ícone dos anos 80, Reis assumiu a solidão na música já com um público cativo. Esse público tem encontro marcado nesta sexta-feira, em Curitiba, na única apresentação que o músico faz na cidade.


Nando Reis traz o repertório do seu quarto disco solo, ''A letra A'' (Universal). Apesar de já ter lançados discos anteriores como cantor, essa é a primeira vez que o artista faz uma turnê 100% solo. O show reúne as músicas do seu mais recente trabalho e também composições anteriores entregues a outros artistas, como Cássia Eller, que gravou um considerável número de músicas do compositor.


Hits conhecidos compostos em parcerias, como ''E.C.T.'' (Nando Reis, Marisa Monte e Carlinhos Brown); ''Aonde você mora?'' (Nando Reis e Marisa Monte) até ''All Star'' e ''Relicário'', com a assinatura apenas do músico fazem parte do repertório do show, mas o público também vai poder conferir as músicas do novo disco e outras ainda inéditas.


O espetáculo tem direção musical do próprio Reis, cenografia de Rodrigo Andrade e iluminação de Johny Viana. No palco, o músico é acompanhado de Felipe Cambraia (baixo); Carlos Pontual (guitarra); Alex Veley (teclados) e João Vianna na bateria.


Terminal Guadalupe - O timbre da voz é sugestivo. Lembra, espantosamente, Renato Russo. Você ouve a canção ''Lorena foi Embora...'', e faz a associação direta. É a primeira faixa do CD ''Burocracia Romântica'', que a banda curitibana Terminal Guadalupe gravou como trilha sonora para o curta-metragem homônimo dirigido por Fabiana Bubniak.


Renato Russo, contudo, não é uma referência solitária aos anos 80 contida no disco. O pop daquela década repercute nas melodias e nos arranjos de boa parte das canções. O show de lançamento é nesta sexta-feira, às 23 horas, no bar Era Só o que Faltava (Av. República Argentina, 1334, Vila Izabel).


O CD traz uma faixa multimídia para ser visualizada em computador incluindo o curta, os bastidores da gravação, trailer e videoclipe. A banda recrutada provisoriamente para a gravação contou com Rodrigo Lemos (guitarra, violão, teclado e vocal), Raphael Santos (baixo), Juninho Jr. (bateria e percussão), Eduardo Cirino (teclado) e Dary Junior (voz violão e guitarra).


Este último, letrista de todas as canções (com exceção de ''Remanescentes''), integrou a extinta Lorena foi Embora (que ganha citação na faixa de abertura) enquanto que os demais vieram da banda Poléxia.


Todos sobem ao palco amanhã à noite, além do guitarrista Allan Yokohama (recém-incorporado ao grupo) e da participação especial da banda Relespública.


''A partir da próxima semana, vamos fazer testes para a entrada dos músicos definitivos'' - avisa Dary. O nome da banda, Terminal Guadalupe, foi emprestado da estação de transporte coletivo que atende aos moradores da região metropolitana de Curitiba.


No texto de apresentação do CD, os músicos escrevem: ''o lugar é decadente, ilustra bem onde começa e acaba o mito da cidade perfeita construído pela propaganda oficial''.


Dary explica que o rock nacional da década de 80 marcou bastante sua formação musical. ''É natural, porque cresci naqueles anos'' - diz ele. ''Ouvia muito Legião, Ira! e principalmente bandas que não chegaram a fazer sucesso como os Picassos Falsos, Fellini, Último Número e Hojerizah. Mas estamos conectados também com os anos 90, com bandas como Radiohead, Suede, Gene, Wilco e Smashing Pumpkins''.


Ele salienta que já está trabalhando em novas composições. Mas acrescenta que os shows promocionais de ''Burocracia Romântica'' ocuparão a agenda do grupo até o final do ano. Na apresentação de amanhã, eles exibem em primeira mão o videoclipe ''Como se fosse a Primavera'', o sucessor de ''Burocracia Romântica'', já veiculado pela MTV.


Serviço: Show ''A letra A'' com Nando Reis. Amanhã, às 21 horas no Teatro Guaíra. Ingressos R$ 40,00 e R$ 20,00 para estudantes e para quem doar um quilo de alimento não perecível.

Amanhã: Show de lançamento do CD ''Burocracia Romântica'', da banda Terminal Guadalupe. Local: bar Era Só o que Faltava (Av. República Argentina, 1334, Vila Izabel), em Curitiba. Horário: 23 horas.


Continue lendo