O CSU (Centro Social Urbano) da Vila Portuguesa vai sediar a sexta edição da Parada Cultural LGBTI+ de Londrina, neste domingo (5), das 12h à 20h. A organização espera que 20 mil pessoas de Londrina e região compareçam ao evento, na Rua Atílio Scudeler, 283. Diversas caravanas estão se organizando de forma independente para vir a Londrina e as informações estão sendo compartilhadas nos stories do Instagram da Parada.
O tema deste ano é "Porque todes merecem viver sua verdade sem medo. Priorize e celebre a saúde mental LGBTI+”. O tema ressalta o cuidado com a saúde mental como um ato de autenticidade e resistência. Cuidar da saúde mental é cultivar o amor-próprio em sua essência.
As atrações do evento serão divididas em quaro categorias. A primeira é Cantorxs e Grupos que conta com a Banda Maracajá, a multiartista Carolinaa Sanches, o grupo Malemolência, a cantora e DJ Ariel Trippy e a rapper Cleópatra. A segunda categoria é Djs com os melhores e mais diversificados setlist da cidade representades por Kachorrona, Amber Woss, Gui Popolin e Gabi Kurita. A terceira categoria é a arte Drag Queen que contará com as Queens Kyara D'Lis, Bianca Alonso, Larissa Point e Priscila Chandon. E por fim a categoria Dançarines e Grupos com a participação dos grupos House of Aurora, House of Ocean, Arte Sem Censura e a dançarina Fernanda Fugi.
Leia mais:
Coachella anuncia Anitta e Alok em edição liderada por Lady Gaga e Travis Scott
Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina
Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão
Beyoncé anuncia nas redes sociais que fará show ao vivo no Natal
Uma novidade para esta edição é a Feira de Economia Criativa, realizada pela Casa Pagu Colaborativa, que contará com artesãos locais expondo seus produtos. Na feira, o público vai encontrar acessórios, arte, comida e bebida, produtos naturais, artesanato, licores, macramê, roupas, entre outros. A Feira Pagu e Parada LGBTI+ de Londrina trazem essa iniciativa para fomentar a geração de renda por meio da economia criativa na cidade de Londrina.
A 6.ª edição da Parada Cultural LGBTI+ de Londrina é uma realização do Coletivo Movimento Construção, patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), produção de Pá Artística e apoio DACC Estúdio e New York Lounge Londrina.
Entre maio e agosto de 2023, o coletivo realizou o Quinto Encontro Diálogos sobre Políticas e Cultura LGBTI+, encontros com temáticas que transversalizam assuntos relacionados à cultura LGBTI+, tais como a construção de afetividades decoloniais e antirracistas na comunidade LGBTI+, a invisibilidade LGBTI+ na produção literária brasileira.
O projeto foi uma realização do Coletivo Movimento Construção, com produção da produtora PÁ! Artística e os apoios do grupo de pesquisa Entretons, DECO — Decolonialidade na Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Faculdade Pitágoras, New York Lounge Londrina e livraria Olga.