O curta londrinense ''Satori Uso'', de Rodrigo Grota, será exibido na próxima quarta-feira (15) em Gramado. O filme é um dos concorrentes aos Kikitos para curtas-metragens em 35mm. Produzido pela Kinoarte, o filme traz uma narrativa imaginária sobre a passagem do poeta japonês Satori Uso pela Londrina dos anos 50 sob a óptica do cineasta americano Jim Kleist.
Na verdade, nem o poeta, nem o cineasta existiram. Surgem na tela como figuras ficcionais. Estrelado por Rogério Ivano (Satori) e Caren Utino (Satine), o curta-metragem traz trechos de um filme inacabado de Kleist, ''Isolation'', que teria sido rodado em Londrina em 1967, durante uma passagem do cineasta pelo Brasil.
Filmado em Londrina e Assaí, ''Satori Uso'' contou com patrocínio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). É o primeiro título de uma trilogia de curtas sobre a Londrina da década de 50, que tem continuidade com ''Booker Pittman'' (cujas filmagens estão sendo realizadas essa semana) e ''Pausa para a Neblina'', dedicado ao fotógrafo Haruo Ohara e com produção agendada para 2008.
Além de acompanhar a exibição e repercussão de seu filme, Grota participará do Festival de Gramado integrando o Júri Oficial da 31 Mostra Competitiva de Cinema Super 8.
Folha de Londrina