O Museu Alfredo Andersen abre na quinta-feira, às 19 horas, o tradicional Salão Paranaense de Cerâmica, evento bienal que está em sua 15ª edição. Foram premiados os artistas plásticos Débora Santiago, de Curitiba, Julia Amaral, de Florianópolis, e Elda Benoit, de São Paulo. O júri selecionou mais 20 obras para compor a mostra.
Paralelo ao Salão, terá início na sexta-feira o 16º Simpósio de Cerâmica, que vai oferecer oficinas ligadas à área. As inscrições podem ser feitas na sede do Museu Alfredo Andersen, até as 9 horas dessa data.
A primeira oficina será sobre o tema "Objetos Cotidianos: Arte ou Design", e será ministrada pela artista plástica e pesquisadora Suraya Burlamaqui. A segunda oficina, ministrada pelo artista plástico carioca Manfredo de Souzanetto, será sob o tema "Porcelana: Moldes e Edição de Peças". A terceira oficina será sob o tema "Diálogos Improváveis: Argila, Ferro, Plástico", orientada por Keiko Mayama. "Cor e Fogo – Cerâmica Rakú" será a outra oficina prática ministrada pela paranaense Alice Yamamura.
A abertura do evento acontecerá às 11 horas, com a palestra "Habitar Ninhos: O Ninho de João-de-Barro", com Rosana Bortolin, de Florianópolis. As oficinas têm início às 14 horas e se estendem até às 18 horas. No dia seguinte, as oficinas acontecem nos períodos da manhã e da tarde, sendo que o Simpósio será encerrado às 18h15, com um espaço aberto para comunicações.
O endereço para as inscrições é Museu Alfredo Andersen, rua Mateus Leme, 336. O preço é de R$ 40,00, exceto para a oficina de Rakú, que custará R$ 50,00. As fichas de inscrição também podem ser obtidas no mesmo endereço. Para mais informações, os interessados devem ligar para os telefones (41) 222-8262 ou 323-5148.