Finalmente foi divulgada a lista definitiva dos espetáculos que serão apresentados na mostra do teatro contemporâneo (mais conhecida como mostra oficial) do 10º Festival de Teatro de Curitiba, que acontecerá de 22 de março a 1º de abril. Ao todo serão 23 montagens, sendo apenas quatro de companhias paranaenses. A relação oficial dos espetáculos que estarão na mostra paralela (fringe) deverá ser divulgada nos próximos dias, mas a expectativa é de que sejam confirmadas 110 peças.
Na mostra oficial, haverá dez estréias nacionais. Uma das mais aguardadas é "A Memória da Água", com direção de Felipe Hirsch e texto de Shelagh Stephenson. Além deste, os outros três espetáculos de companhias curitibanas também farão suas estréias durante o festival: "100 Anos...O Musical", de João Luiz Fiani; "A-tor-men-ta-do Calibanus", de Guilherme Durães; e o infantil "O Menino Rei", de Maurício Vogue.
Outras estréias são "Fantasmas", de Rodrigo Matheus, que envolve as companhias paulistas La Mínima, Linhas Aéreas, Circo Mínimo, Circodélico e Fractons, além de artistas independentes; "Copenhagem", de Marco Antonio Rodrigues, com texto de Michael Frayn; "Abajur Lilás", de Sérgio Ferrara, com texto de Plínio Marcos; e "Um Porto Para Eliabeth Bishop", de José Possi Neto, com texto de Marta Goés.
O único espetáculo estrangeiro que estará na mostra oficial deste ano, o polonês "Tadeus Kantor" também integra a lista das estréias nacionais. Ao seu lado nesta lista estará ainda "O Provocador@", de Antonio Abujamra, com texto de André Santana, Antonio Abujamra, Jacques Lacan, Eurípedes, Thomas Jefferson e Freud.
Além das estréias, há outros 13 espetáculos confirmados na grade de programação do festival: "Subúrbia", de Francisco Medeiros, com texto de Eric Bogosian; "A Controvérsia", de Paulo José, com texto de Pedro Bial; "Um Trem Chamado Desejo", de Chico Pelúcio, com texto de Luis Alberto de Abreu e interpretação do Grupo Galpão; e "Primus", de Verônica Frabrini, com texto de Franz Kafka.
Também fazem parte da programação: "Volpone", de Fernando Guerreiro, com texto de Ben Johnson; "Arq-móvel", de Andréa Jabor; "Felizes Para Sempre", de Adriano e Fernando Guimarães, com texto de Samuel Beckett; "Sacromaquia", de Maria Thais, com texto de Antonio Rogério Toscano; e "OZEE/EZOO", de João Andrazzi, com texto de Samuel Beckett.
Para a mostra infantil, que neste ano integra a mostra oficial do festival, foram escalados cinco espetáculos. Além de "O Menino Rei", do curitibano Maurício Vogue; o público assistirá "Papais e Ovos", de Arno Kleinofen, com texto de Heleen Verburg; "A Cigarra e a Formiga", de Tina Ferreira; "As Histórias de Shantá", de Mirtes Mesquita, com texto de Helena Martins e Mirtes Mesquita; e "O Cano", de Leo Sykes.