Shows & Eventos

Rubem Alves aborda pecado da inveja em seu novo livro

24 mai 2007 às 18:58

Um homem cheio de sonhos, uma garrafa à beira do mar, um gênio poderoso e um coração onde as paixões falam mais alto. A combinação de todos esses ingredientes, as ilustrações vivas e os traços fortes de Claudia Scatamacchia, mais a trama intrigante e bem pensada de Rubem Alves resultaram em A Inveja, lançamento infanto-juvenil da Paulus Editora.

Em um mundo que prega a acumulação de bens materiais e onde as crianças e jovens são bombardeados por uma cultura onde o ter é igual ao ser, a proposta do livro é abordar o vício capital que dá nome ao livro. E consegue fazer isso com uma estória que também serve para os adultos.


O enredo se desenrola entre o gênio de uma garrafa que um homem acabou de encontrar. Como já é de se esperar, o ser flutuante pode realizar todos os sonhos do homem, basta que este os verbalize. Ao imaginar todas as belezas e tesouros do mundo, de repente o sortudo se entristece, pois recebe do gênio uma notícia que não esperava: a cada desejo realizado o seu pior inimigo receberá em dobro o que foi pedido.


O que será que ele fará? Não se importará que seu adversário lucre a partir de sua sorte ou, pelo contrário, a amargura tomará conta de seu coração e fará com que ele deseje até mesmo algo ruim para que seu inimigo padeça ainda mais?


Com esses levantamentos éticos e comportamentais nas entrelinhas, que podem ser bastante explorados por pais, professores e educadores, Rubem Alves, mais uma vez, surpreende pela atualidade dos temas de suas obras e pela sutileza com que trata de questões que poucos autores têm coragem de abordar, principalmente quando se escreve para o público infanto-juvenil.


A obra chega às livrarias com preço sugerido de R$ 14,00.

Rubem Alves é mineiro de Boa Esperança, bacharel e mestre em Teologia, doutor em Filosofia e psicanalista pela Associação Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Possui várias publicações, como crônicas, livros infantis e de Teologia, Filosofia da Ciência e Educação.


Continue lendo