Shows & Eventos

Relacionamentos em cena

15 fev 2005 às 16:52

A temática dos conflitos conjugais na visão do dramaturgo Mário Bortolotto motivou três atores de Londrina a encenarem a peça ''Felizes Para Sempre''. Na entressafra teatral da cidade, Simone Andrade, Sérgio Mello e Luiz Eduardo Pires fazem a estréia do espetáculo no dia 10, às 21 horas, no Teatro Zaqueu de Melo.

Escrito em 1999 e considerado o mais realista dos textos do dramaturgo londrinense, ''Felizes para Sempre'' revela uma série de relações complicadas entre homens e mulheres, em diálogos ácidos e de humor irônico. Os atores revezam-se na direção e na interpretação de três casais em diferentes histórias, marcadas pela agilidade narrativa.


Dirigida por Luiz Eduardo Pires, ''O Rei do Amor Está Morto'' retrata o relacionamento desgastado e fútil de Jadir e Alice. A cena, cujo título remete a uma canção de Nina Simone, usa da ironia e do bom-humor para evidenciar o relacionamento de amor e ódio do casal.


Nas outras duas cenas, Sérgio Mello assume a direção. ''Speak Easy'' mostra o conflito entre o personagem Pedro, um sujeito passivo, cansado de levar uma vida desregrada, e sua mulher Lúcia, ligada à boêmia.


Mais pesada e violenta, ''Sweet Emily'' aborda o mesmo conflito conjugal, entretanto, envolve uma relação estranha. É a história de um pugilista decadente e bêbado, casado com uma garota doce e compreensiva. Uma relação de amor e ódio que fecha o espetáculo apresentando o casal Carlos e Emília.


''O texto chamou a atenção por tratar de relacionamentos amorosos e trabalhar os personagens de forma mais realista. Nessa peça, o público espia as discussões. É meio voyeur. Com isso, as pessoas acabam se identificando, porque são situações que podem acontecer com elas'', diz Simone Andrade.


A montagem é ambientada em um quarto simples e decadente. A iluminação é feita com luminárias no palco. A sonoplastia com foco diferenciado das trilhas sonoras de Bortolotto é calcada na música clássica. Beethoven, Mozart, Bach, Schubert e Strauss pontuam as cenas.


O trio de atores montou a peça no período de final de ano, com os ensaios concentrados em janeiro, no Sesc-Aeroporto. Esse projeto independente reuniu Simone Andrade, que iniciou carreira na Armazém Companhia de Teatro e também é atriz do Plantão Sorriso; Luiz Eduardo Pires, que já atuou em diversos espetáculos como ator e dirigiu ''www.oz'', da Escola Municipal de Teatro (EMT); e Sérgio Mello, ator do Plantão Sorriso e professor da EMT, com 18 anos de experiência teatral.


O texto ''Felizes Para Sempre'' foi encenado pela primeira vez em 1999, com a apresentação de uma das cenas no evento Cabarezinho, pelo próprio Bortolotto e os atores Márcio Américo, Christine Vianna e Fernanda D'Umbra. No ano seguinte, a peça foi mostrada na íntegra na programação do Festival Internacional de Londrina, pelo casal Bortolotto e Fernanda D'Umbra.



Serviço:
Felizes para Sempre

texto de Mário Bortolotto
Elenco: Simone Andrade, Sérgio Mello e Luiz Eduardo Pires

Estréia: 10 de fevereiro, quinta-feira, às 21 horas
Em cartaz: sexta a domingo até 20 de fevereiro
Local: Teatro Zaqueu de Melo
Endereço: Avenida Rio de Janeiro, 413
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia para estudantes, classe artística e aposentados)
Apoio cultural: Sesc-Aeroporto


Continue lendo