''O Rei Leão'', o famoso clássico da Disney e musical da Broadway, ganha versão regional no 22º Festival de Música de Londrina. Estréia hoje o musical ''O Rei Leão'', com o Antropofolia Trupe Artística, de Londrina. Ao todo 44 artistas sobem ao palco do Circo Funcart, contabilizando 14 atores da cidade, 8 bailarinos de Bela Vista do Paraíso e 22 crianças de escolas da periferia.
A versão londrinense leva a assinatura de Rogério Ferraz, com texto adaptado por Maurício Arruda Mendonça. A história narra as aventuras de Simba, um garoto esperto com pretensões de ser independente. Scar, tio do garoto, aproveita-se dessa situação de independência e mata Mufasa, o rei leão. A morte de Mufasa parece ser acidental. Sca recebe o auxílio de duas hienas, enquanto que Simba, herdeiro da coroa, é exilado por se achar cúmplice da morte do pai. O garoto torna-se amigo de Timon e Pumbaa, dois palhaços andarilhos.
As tintas heróicas do filme e peça remetem explicitamente ao clássico da literatura Hamlet de Shakespeare, onde o filho carrega consigo a culpa pela morte do pai, que na verdade foi causada pelo tio que desejava a todo custo se tornar rei. No filme da Disney, a paisagem africana foi explorada ao máximo e a trilha sonora composta por Elton John e Tim Rice abocanhou dois Oscar. Já a versão da Broadway dirigida pela competente Julie Taymor também recebeu vários Tony (prêmio máximo da Broadway). A estréia aconteceu em 1997 e está em cartaz até hoje, com uma versão nos palcos de Londres.
SERVIÇO: ''O Rei Leão'', musical dirigido por Rogério Ferraz, adaptação do texto de Maurício Arruda Mendonça, músicas inéditas de Antônio Costa e Alex Sanches. Sessões às 20 horas e amanhã e domingo matinês às 15 horas. Ingressos a R$ 3,00. Patrocínio: Lei Municipal de Incentivo à Cultura.