O programa Latina 2001 de concertos internacionais apresenta hoje, às 21 horas, no Canal da Música, o Quarteto Castagneri e o clarinetista Romain Guyot. No programa, Quarteto de Cordas nº1 em ré menor, de Arnold Schönberg, e Quinteto para Clarinete e Quarteto de Cordas em Si Menor, de Johannes Brahms.
Formado em 1994 os músicos do Quarteto Castagneri já apresentaram-se em diversas salas parisienses como a Salle Pleyel, a Opéra-Bastille, a Maison de Radio France, o Théâtre du Châtelet e o Museu d’Orsay.
No exterior, foi contratado pelo Gasteig de Munique da Baviera, Festival de Oberstdorf, Filarmônica de Romna, Teatro Golden de Palermo, Festival São Simeão na Síria, Luisiana Museum de Copenhague, Festival Dimitria em Salonica e Wigmore Hall de Londres para o concerto de gala em ocasião das celebrações para o novo milênio e para a prestigiosa série de concertos das segundas-feiras transmitidos ao vivo pela BBC. Em 1996 foi convidado para o festival Nuove Carriere.
O primeiro disco foi gravado com a soprano Sophie Koch, com um programa de músicas francesas e um CD dedicado aos quartetos de Zemlinsky e Brahms. O quarteto ainda colabora com as principais estações de rádio européias. Com a intenção de ampliar o repertório, o quarteto inclui entre seus parceiros de música de câmara os pianistas Anne Quéfellec, Nicolas Angelich, Jérôme Ducros, Michel Dalberto, o violinista Renaud Capuçon, o flautista Philippe Bernold, o oboista François Leleux, o violista Laurent Vernet, o violoncelista Jérôme Pernoo, o quarteto inglês Belcea e a soprano Jessye Norman, com a qual exibe-se regularmante na Europa.
Por sua vez, o clarinetista francês Romain Guyot classificou-se em 1996, em primeiro lugar na Young Concert Artists International Auditions, de Nova York. Depois dessa vitória, exibiu-se nos Estados Unidos e no Japão como solista e em recitais.
Nascido em 1969, Guyot começou a estudar clarinete aos sete anos. Com 16, foi selecionado como clarinete solista pela Orquestra dos Jovens da União Européia dirigida por Cláudio Abbado. Três anos depois terminou seus estudos no Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris e recebeu dois prêmios importantes como solista. Aos 22 anos foi nomeado clarinete solista da Orchestre Nationale de l’Opéra de Paris.
Serviço: Série Latina 2001 Música, hoje, às 21 horas, no Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695). Ingressos a R$ 10,00.