Estudantes de baixa renda podem se inscrever no programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação, para concorrer a uma das 108.025 bolsas de estudo que estarão disponíveis em instituições privadas de ensino superior no primeiro semestre do ano que vem. Serão oferecidas 64.719 bolsas integrais e 43.306 parciais (50% do valor da mensalidade) em 1.424 instituições de todo o país.
De acordo com informações da Agência Brasil, o número total de vagas é 18% superior às ofertadas no primeiro semestre deste ano. O número de instituições que aderiram ao programa em troca de isenção de alguns tributos também aumentou, passando de 1.232 no primeiro semestre deste ano para 1.424 no primeiro semestre de 2007.
De acordo com o MEC, para concorrer às bolsas, os candidatos devem atender a exigências como ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2006 e obtido, na prova escrita e na redação, nota média igual ou maior que 45. Além disso, é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola privada na condição de bolsista integral.
Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 525). Para a bolsa parcial, a renda per capita familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 1.050).
A lista com os nomes dos selecionados será divulgada no próximo dia 20.