O filme japonês "Ame Agaru"(Depois da Chuva em português) do diretor Takashi Koizumi abrirá, na próxima quarta-feira (08), o projeto "Cinema e Cultura" no Museu Histórico de Londrina "Pe. Carlos Weiss".
O projeto é uma parceria com o Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ) da UEL. O objetivo desse projeto é ampliar o conhecimento da Cultura Japonesa na comunidade de Londrina. As sessões vão acontecer uma vez ao mês. Antecedendo o filme haverá um comentário para que o público possa se situar e compreender melhor a história. O comentarista nesta ocasião será o professor doutor Paulo Alves, do Departamento de História /CCH.
Depois da Chuva é a história do ronin (um samurai sem mestre) Misawa, que não consegue encontrar um emprego. Gênio na arte de lutar, toda a vez que chega numa cidadezinha para ensinar espadachins, algo lhe impede de ficar com os trabalhos. Ao lado de sua mulher Tayo ele perambula em busca de emprego.
Numa de suas viagens o casal é surpreendido por uma enchente que os obriga a ficarem confinados numa pequena hospedaria ao lado de hóspedes esfomeados. Decidido a alimentar aquelas pessoas ele sai e volta com muita comida e bebida. Sua mulher logo percebe que ele lutou por dinheiro mais uma vez.
No dia seguinte ele é convidado pelo Lorde do feudo local para ser o mestre de seus lutadores. Mesmo não sendo digno da conduta de um samurai, Misawa fica encantado com a oferta mas, não sabe que despertou a inveja de outros lutadores.
A sessão começa às 20 horas. A entrada é franca.
Fonte: Notícia Digital/UEL