Será inaugurada nesta terça-feira o primeiro cine-teatro do programa Velho Cinema Novo, que está criando um circuito cultural no Estado. Fechado há 20 anos, o Theatro Municipal de Morretes foi inteiramente restaurado e reabrirá as portas às 18h30, com a exibição dos curtas "Marcos e Jorge", "Castanha e Caju" e o longa "A Partilha". Estarão presentes atores, diretores e produtores cinematográficos e teatrais, além de outros convidados.
O circuito será formado por 13 salas de cinema que estão sendo recuperadas pelo Velho Cinema Novo. O investimento totaliza R$ 15 milhões, recursos do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Os cinemas integram a primeira parte do projeto e foram construídos nas décadas de 30, 40 e 50. Muitas destas salas estavam fechadas, algumas haviam sido destruídas por incêndios e outras eram usadas como depósitos do comércio. Além das obras físicas de restauro e ampliação das salas, o Velho Cinema Novo formará um circuito cultural, oferecendo filmes novos e atraindo espetáculos teatrais ao interior. O projeto também ajudará a revitalizar a área central das cidades, onde estão localizadas as salas reformadas.
Até o fim do ano serão entregues as restaurações dos cine-teatros de Loanda (Cine Guanabara), Andirá (Cine Teatro São Carlos), Jacarezinho (Cine Iguaçu), Guaíra (Cine Sete Quedas), União da Vitória (Cine Luz), Rio Negro (Cine Teatro Seminário), Londrina (Cine Teatro Ouro Verde) e Castro (Cine Marajá).