Shows & Eventos

Primeiro jornal de Londrina tem exemplares restaurados

18 mai 2007 às 13:14

O primeiro jornal que circulou em Londrina - Paraná Norte - de 1934 a 1953 - teve 649 dos seus 1.154 exemplares restaurados recentemente através da iniciativa da Sociedade Amigos do Museu (SAM) e com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura que destinou pouco mais de R$ 37 mil para o processo.

O Museu Histórico Pe. Carlos Weiss contam em seu acervo com cerca de 900 exemplares, coletados entre pioneiros e instituições como a Biblioteca Pública do Paraná; Biblioteca Nacional, e Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As informações são do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.


O trabalho de restauração, realizado pela professora Yara Prazeres, durou nove meses e acaba de ser concluído. Cerca de duas mil folhas do periódico foram apresentadas nesta sexta-feira (18) à comunidade londrinense. Intitulada "Paraná Norte – Ontem, Hoje, Sempre", a exposição integra o tema "Museus e Patrimônio Universal", proposto pelo Comitê Internacional dos Museus (ICOM) para as comemorações da data, este ano.


O periódico criado por Humberto Puiggari Coutinho divulgou, em nível nacional e internacional, a fertilidade e as vantagens da terra roxa do Norte do Paraná, além das transformações decorrentes de seu desenvolvimento sócio-econômico, até o ano de 1953. Os exemplares restaurados representam 90% da coleção original do Paraná Norte, e é a mais completa existente no país, conforme informações do museu.

A preservação do material também será garantida através da digitalização das páginas.


Continue lendo