Alguns dos nomes mais importantes da música pop e de Hollywood disputam no mês que vem os prêmios pelos piores filmes do ano passado. Foram divulgados ontem os indicados aos Golden Raspberry Awards, as Framboesas de Ouro. Em sua 23ª edição, a premiação mais bem-humorada do cinema reúne Madonna, Britney Spears, Jennifer Lopez, Eddie Murphy e Adam Sandler, entre outros.
A categoria mais disputada vai ser a de pior atriz. As três pop stars acima citadas foram indicadas ao lado de Winona Ryder, que concorre por ‘A Herança de Mr. Deeds’, e Angelina Jolie, pela bomba ‘Uma Vida em Sete Dias’. J.Lo foi indicada por dois filmes, o thriller ‘Nunca Mais’ e a comédia romântica ‘Encontro de Amor’; Britney Spears disputa a ‘honra’ por ‘Amigas para Sempre’; e Madonna conseguiu superar a própria filmografia ruim (ela já ganhou 4 Razzies) com o péssimo ‘Destino Insólito’.
Entre os homens, o favorito é Eddie Murphy, que teve vários flops no cinema em 2002. O maior deles, pelo qual está indicado, foi ‘Pluto Nash - O Homem da Lua’, que custou US$ 85 milhões para ser produzido e faturou menos de US$ 5 milhões nos cinemas dos Estados Unidos. Também disputam o prêmio de pior ator os italianos Roberto Benigni e Adriano Giannini, por ‘Pinóquio’ e ‘Destino Insólito’; Steven Seagal, pelo filme de ação ‘Half Past Dead’; e Adam Sandler, por duas produções: ‘A Herança de Mr. Deeds’ e ‘Adam Sandler’s 8 Crazy Nights’ (um desenho animado).
O Razzie de pior filme vai ser uma briga entre o remake de Madonna para o filme de Lina Wertmuller de 1975, a aventura de Eddie Murphy na Lua, a estréia no cinema de Britney Spears, a versão de Roberto Benigni para o clássico infantil e o quinto filme da série ‘Guerra nas Estrelas’, ‘Episódio 2: O Ataque dos Clones’. Esta foi a produção mais recente de George Lucas para a série que os organizadores dos Razzie Awards chamam de ‘a franquia de uma galáxia longe, que já foi longe demais’.