Debussy, Chopin, Beethoven e Shostakovich são os compositores escolhidos pela pianista russa, Julija Botchkowskaia, para o recital que ela apresenta nesta quinta-feira, 18, no Teatro Crystal, às 20h30. A apresentação integra a programação artística do 33º Festival de Música de Londrina (FML), dentro da série COPEL Música e Energia.
A pianista, que atualmente vive na Alemanha, diz que escolheu estas composições para apresentar em Londrina para dar um panorama da música escrita para o piano em diferentes períodos e com características muito específicas em cada uma das peças.
De Beethoven, Julija irá executar a "Sonata Op. 111", que é a última e mais celebre das 32 sonatas que o compositor alemão. De Shostakovich, Julija irá tocar um "prelúdio e fuga". "São duas obras similares do ponto de vista filosófico por serem composições de um período mais maduro dos dois compositores. E eu tenho mais afinidade com as obras deste período da vida de Beethoven", revela.
Leia mais:
The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025
Alisson Lima se apresenta nesta terça na Concha Acústica de Londrina
Rita Ora chora ao prestar homenagem a Liam Payne em premiação da MTV
Desafios para Londrina crescer no ranking da exportação
O programa do recital será completado por "baladas de Chopin" e com "prelúdios de Debussy". "Estes prelúdios são como paisagens, que sugerem ao ouvinte imagens com o mar, barcos", comen
ta.
A pianista
Julija, que já esteve no Festival de Música de Londrina, em 2011, nasceu na Ucrânia e teve suas primeiras aulas com sua mãe, a professora Ludmila Botchkovskaia. O seu talento foi logo reconhecido e conquistou uma cadeira na Escola de Música Central de Moscou, onde estudou com a professora Tâmara Koloss entre 1981 e 1989. Continou seus estudos na capital russa no famoso Conservatório Tchaikovsky na classe de Vera Gornostaeva até 1993. Neste período Julija Botchkovskaia tocou em vários lugares da antiga União Soviética, tanto em recitais solo como acompanhada por várias orquestras.
Uma nova fase de sua vida começou quando se mudou para Hamburgo e passou a estudar na Escola de Música e Teatro de Hamburgo com o professor Volker Banfield. Venceu inúmeras competições, como o Prêmio Maria Canals em Barcelona e a Competição Mundial de Piano AMSA em Cincinnati. Tem se apresentado em salas de concerto por todo o mundo, inclusive Japão e América do Sul. Atua como docente no Hochschule für Musik und Theater de Hamburgo. Seu nome figura desde 2007 na lista de artistas de elite da Steinway
Serviço:
Recital de piano Julija Botchkowkaia (Rússia)
Quando: 18/07 (quinta-feira)
Horário: 20h30
Onde: Teatro Crystal / Série Copel: Música e Energia
Rua Quintino Bocaiúva, 15
Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia entrada)
Venda de ingressos na bilheteria do Shopping Royal Plaza
Rua Mato Grosso, 310