Shows & Eventos

Pianista adolescente encerra fase erudita da Oficina

14 jan 2003 às 17:34

A execução da obra ''A Sagração da Primavera'' de Igor Stravinsky (1822 - 1971) e o solo do pianista Pablo Rossi, de apenas 13 anos, marcam o encerramento da fase erudita da 21ª Oficina de Música de Curitiba, nesta quarta-feira, às 21 horas, no Canal da Música. A orquestra sinfônica da oficina também faz homenagem ao compositor paranaense José Penalva, que morreu este ano, tocando Contra Punctum para Orquestra de Cordas, obra assinada por Penalva. A regência é do maestro português Osvaldo Ferreira.

A grande atração no programa desta quarta-feira é o catarinense Pablo Rossi. Aluno da pianista e professora Olga Kiun desde os 9 anos, Pablo já participou e foi premiado em vários concursos nacionais, na Argentina e Espanha. O jovem também já tocou com importantes orquestras brasileiras, como a Sinfônica do Estado de São Paulo.


O público desta quarta-feira vai poder conferir também uma homenagem ao padre José Penalva. A obra executada pela orquestra da oficina foi escrita para a Orquestra Sinfônica do Paraná em 1985. Penalva foi um dos fundadores e professor dos Cursos Internacionais de Música do Paraná, foi professor da Escola de Músicas e Belas Artes do Paraná e criador do grupo vocal Madrigal Vocale, um de seus grandes legados.


Com o encerramento da fase erudita, a 21ª Oficina de Música abre espaço para a fase de música popular brasileira. A 11ª Oficina de MPB começa nesta quinta-feira reunindo as orquestras à Base de Corda, à Base de Sopro, o Vocal Brasileirão e grupos artísticos do Conservatório de MPB de Curitiba, numa homenagem ao centenário de Ary Barroso, no Teatro da Reitoria. Além de composições consagradas de Barroso, como 'Àquarela do Brasil'' e ''Na Baixa do Sapateiro'', fazem parte do programa músicas e arranjos dos próprios integrantes das orquestras. Os ingressos a partir de quinta-feira custam R$ 5,00.

*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina


Continue lendo