O Perhappiness 2003, evento literário que está sendo promovido pela Fundação Cultural de Curitiba até o próximo domingo, no Memorial de Curitiba, tem como principal atração nesta terça-feira, 16 de setembro, o debate com os escritores João Gilberto Noll e Marcelo Mirisola, com a mediação do jornalista Haroldo Sereza, do jornal O Estado de São Paulo. O escritor português Almeida Faria, previsto inicialmente na programação, não participará do debate.
Até sexta-feira serão realizados quatro painéis criativos com a presença de escritores brasileiros e estrangeiros, para apresentar suas obras e falar sobre o seu processo de produção e criação. A 15ª edição do Perhappiness é dedicada ao estudo da prosa, com o objetivo de formar um panorama sobre a produção atual dos prosadores brasileiros e permitir o intercâmbio com autores de outros países.
João Gilberto Noll, escritor gaúcho, nascido em Porto Alegre (1946), é um dos autores contemporâneos de reconhecimento internacional. Publicou "O Cego e a Dançarina", "A Fúria do Corpo" (1981), "Bandoleiros" (1985), "Rastros de Verão" (1986), "Hotel Atlântico" (1989), "O Quieto Animal da Esquina" (1991), "Harmada" (1993), "A Céu Aberto" (1996), "Canoas e Marolas" (1999). Foi premiado com "Berkeley em Belaggio" (último romance).
O paulistano Marcelo Mirisola (1966) é autor de livros de contos ("Fátima Fez os Pés Para Mostrar na Choperia" e "O Herói Devolvido") - além de novela ("Acaju - A Gênese do Ferro Quente") e do romance "O Azul do Filho Morto". Participou ainda de antologias. Escritor polêmico, da nova geração, é muito conhecido na blogsfera.
O jornalista Haroldo Ceravolo Sereza é formado pela ECA-USP, trabalhou na Folha de São Paulo, nas editorias Ilustrada, Brasil e Cadernos Especiais, além de ter sido correspondente em Paris. Desde 2000 é repórter do Caderno 2 e Cultura (especializado em literatura) de O Estado de S. Paulo.
A programação paralela é variada. Às 15h, dentro do ciclo Cinema e Literatura, será exibido o filme "Adaptação", de Spike Jonze. A trama mostra o roteirista Charlie Kaufman (Nicolas Cage) diante de um bloqueio criativo. Durante a tarde, no Memorial, haverá venda de livros e discos pelas Livrarias Curitiba. À noite, a partir das 22h, após o debate, será realizado o show musical com a banda curitibana de rock Poléxia.
Na Casa Romário Martins (Largo da Ordem) permanece aberta a exposição "Livros ilustrados através dos séculos", com obras da coleção de Guita e José Mindlin. Fazendo um pequeno recorte da maior coleção bibliográfica particular do país, a exposição traz 34 painéis contendo reproduções de livros ilustrados por grandes artistas a partir do século XV.
>> Confira a programação completa do Perhappiness 2003