Shows & Eventos

Peça "Atrás da Igreja" contará histórias de Londrina

29 ago 2006 às 19:22

O projeto "Memórias da Cidade – Oficinas de teatro com idosos", patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria de Cultura, apresenta nesta quinta-feira (31), a peça "Atrás da Igreja". O espetáculo contará histórias sobre diversas épocas de Londrina e será realizado na Capela da Universidade Estadual de Londrina (UEL), às 16h. A peça "Atrás da Igreja" também será apresentada aos alunos, de 1ª a 4ª séries, do Colégio Aplicação/Campus na sexta-feira ( 01), às 10h30 e 15h30.

Segundo a assistente de direção da peça, Tati Costa, serão retratadas histórias que expressam vistas, perspectivas e impressões da cidade, contadas por quem vivenciou o crescimento de Londrina. "A peça é formada por 25 integrantes que hoje participam da Universidade Aberta à Terceira Idade - Unati/UEL e que contarão na peça suas histórias de vida, principalmente de quando chegaram na cidade e de sua infância", contou.


Conforme Tati Costa, as histórias são contadas a partir de pequenas caixas enfeitadas e decoradas com objetos ilustrativos. "Atrás da Igreja" irá reconstituir o clima das antigas quermesses, aproveitando o cenário natural da Capela da UEL e jardins que a circundam. "A apresentação terá um caráter interativo que brincará com o público, que viajará no tempo e se transformará nos freqüentadores da quermesse", comentou.


Tati Costa explica que, ao chegar, cada pessoa recebe um correio elegante com as instruções para escolher e encontrar suas "barraquinhas" de história. "Cada pessoa do público vai ouvir duas histórias. A partir daí, cada um pode se deliciar com as histórias recheadas de emoção. Únicas em si mesmas e, ao mesmo tempo, expressões da cultura, história e imaginário londrinense."


O projeto "Memórias da Cidade – Oficinas de teatro com idosos" integra a Rede Cidadania e é desenvolvido pela Casa das Fases – Núcleo de Arte de História – desde abril com senhores e senhoras da cidade. O objetivo, segundo Tati Costa, é revelar e democratizar histórias de Londrina sob perspectivas diversas, que não fazem parte da história chamada oficial, mas que expressam realidades sócio-culturais relevantes para a comunidade.

"Atrás da Igreja", é a segunda oficina de teatro e memória do projeto "Memórias da Cidade". "A primeira oficina foi desenvolvida em maio e junho, no bairro Chefe Newton Guimarães e a peça resultante foi ‘Tesouros do Chefe’." A assistente disse que as peças são constituídas pelas histórias dos participantes contadas através das caixas de memórias.


Continue lendo