Os épicos medievais e a cultura greco-romana no cinema - como ''Senhor dos Anéis'', ''Rei Arthur'', ''Alexandre'' e ''Tróia'' - trouxeram de volta o interesse do público à história da sociedade.
Na onda das superproduções, a empresa curitibana Luxdere, especializada em produtos educativos, coloca nas prateleiras os jogos ''Tróia'', ''Missionários - Missão Egito'' e a série de cartões postais cristãos com o personagem ''Andy''.
''Tróia'' e ''Missionários'', criados por Rodrigo Bertozzi, Alessandro e Marcel Bozza, aproveitam, além da Idade Média e da mitologia greco-romana, o sucesso das animações japonesas junto ao público brasileiro na parte gráfica dos jogos.
O primeiro traz um sistema parecido com o já consagrado card game ''Magic: the Gathering'', com uso de cartas de atributos em turnos, mas de uma forma mais simplificada.
O segundo aproveita parte dos conceitos de Role Playing Games (RPGs - jogos de interpretação) em um tabuleiro, em que seis missionário com poderes especiais são incumbidos de derrotar os Sete Pecados Capitais personificados em um humano. Tudo com a premissa de desenvolver o raciocínio lógico e despertar a curiosidade sobre a história da religão e da humanidade.
''Andy'', também desenvolvido pelo mesmo trio paranaense, é uma série de cartões postais com mensagens positivas.
Serviço: O primeiro box de ''Tróia'' vem com 86 cartas ilustradas e livro de regras, ao preço de R$ 27,90. O jogo de tabuleiro ''Missionários - Missão de Egito'' custa R$ 69,50 e ''Andy'' é composto de 15 cartões a R$ 19,90. O lançamento acontece nesta quarta-feira, às 18h30, nas Livrarias Curitiba Megastore do Parkshopping Barigui, em Curitiba. Em Londrina, os produtos podem ser encontrados na Livrarias Porto Megastore, no Catuaí Shopping.