Pelo menos três companhias paranaenses já confirmaram suas participações na mostra oficial (ou mostra de teatro contemporâneo) do 10º Festival de Teatro de Curitiba, que acontecerá de 22 de março a 1º de abril. Ainda não está definido o número total de espetáculos a serem apresentados, mas a princípio serão 23 na mostra oficial e 110 na mostra paralela (ou fringe). Nesta categoria estarão cerca de 40 companhias paranaenses.
Além de "Memórias da Água", de Felipe Hirsch; a mostra oficial contará com as seguintes montagens: "A-tor-men-ta-do Calibanus", de Guilherme Durães; e "100 Anos...O Musical", de João Luiz Fiani. Em comum, o fato dos três espetáculos paranaenses estarem estreando nacionalmente no festival.
"Para mim foi um convite inesperado, uma grata surpresa que significa o reconhecimento do meu trabalho", comemora Fiani. "Em dez anos de festival, esta é a primeira vez que irei participar".
Para compensar, agora serão quatro espetáculos de uma só vez. Além de "100 Anos...", Fiani estará na direção de três montagens da mostra paralela. Ele acredita que isto signifique o início de uma nova fase para o festival. "Houve um aumento no número de espetáculos locais porque existe uma cobrança da classe artística e do próprio público", comenta. "Só espero que este mesmo público agora nos prestigie e lote nossas platéias assim como faz com os espetáculos de fora".
Fã do genial escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, Fiani se inspirou em sua obra "Cem Anos de Solidão" para montar tal espetáculo. "Jamais me atreveria a adaptar uma obra tão complexa. O texto de Gabriel Garcia Marquez é ímpar e extremamente complexo. O que fiz em todo o processo de montagem, com o importante auxílio de todo o elenco e equipe de criação envolvida, foi apenas procurar captar o aspecto emocional e psicológico dos personagens", explica.
O elenco é numeroso e conta com grandes feras do teatro paranaense, incluindo a veterana Lala Schneider e jovens talentos como Marino Jr., Ranieri Gonzalez e Zeca Cenovicz. Eles fazem parte da Cia Máscaras de Teatro.
Para animar o musical, que terá cerca de 1h20 de duração, 14 canções foram especialmente compostas por Fiani (letras) e pelo músico Celso Piratta D`Loch (melodia). "Talvez, mais tarde, isso tudo se transforme num CD", antecipa.