A Faculdade de Artes do Paraná (FAP) passa a incluir em sua grade o curso superior de cinema e televisão, sob coordenação geral da atriz Ittala Nandi. O governador Roberto Requião assinou na última quarta-feira o decreto que autoriza sua implantação.
As inscrições para o vestibular serão realizadas no período de 4 a 15 de julho próximo, no valor de R$ 90,00, na FAP, localizada na rua dos Funcionários, nº 1537 ou pelo site www.fapr.br. O curso é gratuito.
A previsão é de que as provas aconteçam no fim de julho e início de agosto, e as aulas iniciem já na segunda semana de agosto. A Escola Superior Sul Americana de Cinema e TV - CINETV-PR terá instalações próprias, atualmente em fase de conclusão. Localizada no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, a escola representa um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões do governo do Estado.
Segundo Italla Nandi, a central de produção será a área mais importante da escola. É onde os alunos irão aprender a fazer cinema em parceria com produtores paranaenses e de outros estados, explica.
A escola também vai contar com dois espaços para apresentações teatrais - um fechado e o outro ao ar livre, além de um circo. As instalações contam ainda com salas para aulas teóricas e a parte administrativa. A primeira apresentação no circo deverá ser do grupo Intrépida Trupe, adianta a atriz.
Pólo de produção - Italla prevê que o Paraná vai se tornar um pólo de cinema. A primeira turma deverá contar com 30 alunos, sendo que 10 vagas serão reservadas para estudantes de fora do Paraná e de outros países.
A coordenadora vai trazer um corpo docente de alta qualidade e experiência, incluindo professores convidados de toda a América Latina. Entre estes, Ittala cita o diretor argentino Fernando Solanas e o norte-americano Francis Ford Coppola, com quem ela já trabalhou na Escola Cubana de Cinema. A atriz tem larga experiência na área, pois coordenou por nove anos o curso de artes cênicas da UniverCidade, no Rio de Janeiro.
Para a inauguração, Ittala prepara uma programação especial, que inclui mostra de cinco longas-metragens, 18 curtas-metragens e seis filmes do Cinema Novo. Está prevista ainda a Mostra de Cinema Latino Americano, com apoio do Ministério das Relações Exteriores.
com informações da AEN