O Concerto N.5 para Violino, e a Sinfonia N.40, de Wolfgang Amadeus Mozart, serão as peças que a Orquestra Sinfônica do Paraná vai apresentar na noite de hoje, no Canal da Música, às 20h30, com ingressos a R$ 5,00. Aclamado pela crítica nacional e internacional como um dos virtuoses da música erudita, o maestro Ayrton Pinto será o regente e solista. Ele foi violinista e pianista da Boston Symphony Orchestra e dirigiu a All-Newton Music School, além de ter sido spalla da Newton Chamber Orchestra, de Boston e da Orquestra Sinfônica de São Paulo. Hoje Ayrton Pinto é diretor artístico e regente da Orquestra de Câmara da Unesp.
A Orquestra abre a apresentação da noite com o Concerto para Violino e Orquestra N.5, tido como o mais elaborado e um dos mais tocados entre os concertos de Mozart. Com solo de Ayrton Pinto, as possibilidades do instrumento são exploradas ao máximo, juntamente com uma orquestração bem cuidada, também sob a regência de Ayrton.
Esta peça, segundo a crítica, permite observar a consolidação do novo estilo que Mozart buscava na época. Os cinco concertos para violino foram compostos em 1775.
A Sinfonia N.40, considerada a mais célebre do compositor, que a OSP toca na segunda parte do programa, foi concluída em 25 de julho de 1788, e Mozart comporia ainda os concertos 39 e 41 sob os efeitos do estrondoso sucesso da ópera Don Giovanni, em Praga. A obra acabou se transformando numa das preferidas da época romântica.
Serviço: Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná hoje, às 20h30, no Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 659, Mercês). Ingressos a R$ 5,00 (preço único).