A Orquestra Sinfônica do Paraná abre a sua temporada de concertos no Canal da Música este ano com a apresentação de peças de Friedrich Weber (abertura da ópera "Peter Schmoll"), Franz Liszt ("Concerto Para Piano em Bi Bemol"), Henrique Oswald ("Elegia"), e Radamés Gnattali ("Brasilianas N.3"). O concerto, hoje, às 20h30, terá a regência do maestro João Maurício Galindo, único músico brasileiro selecionado para participar do Primeiro Curso Internacional para Jovens Diretores de Orquestra, com bolsa da OEA, realizado em 1990, em Caracas, na Venezuela.
Galindo assumiu tempos depois a direção da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, onde realizou mais de uma centena de concertos na capital e interior do estado, sempre dirigindo importantes obras do repertório sinfônico.
Atuou na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (1986-92) sob a direção do maestro Eleazar de Carvalho, e na Orquestra de Câmera de Heidelberg, em apresentações pela Alemanha, Suíça, França, Espanha e Portugal (1990-92).
Leia mais:
Luan Santana e Daniel estão confirmados na ExpoLondrina 2025
Critics Choice Awards ganha nova data após incêndio florestal em Los Angeles
Festa de aniversário de Rolândia terá shows com Luan Pereira e Pedro Paulo e Alex
Folia de Reis improvisa toadas até para pets, amplia calendário festivo e conquista novas gerações
O pianista Fernando Lopes, nascido no Rio de Janeiro em 1935, será o solista da noite na execução do "Concerto Para Piano em Bi Bemol" , de Liszt. Dentre suas inúmeras gravações pode-se citar (quase todas já esgotadas) os cinco concertos para piano e orquestra de Villa-Lobos, com a Orquestra Sinfônica de Campinas, as sonatas para piano de Carlos Gomes, música de vanguarda de compositores brasileiros, dentre outras. Sua mais recente gravação - a Sonata em Si Menor, de Liszt, e a Fantasia de Schumann - é considerada pela crítica uma das mais perfeitas de toda a discografia internacional.
Serviço:Orquestra Sinfônica do Paraná, hoje, no Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695), às 20h30.