Se durante a transmissão você achar que tem muito ator desconhecido circulando fora e dentro do local da cerimônia de entrega do 74º Oscar, não se preocupe com a memória ou com uma súbita invasão de novos rostos em Hollywood. Embora não identifique, você vai ver mesmo (ou não, o que coincide com a intenção da polícia) é um bom número de agentes do FBI metidos em smoking e misturados à multidão que este ano, de resto, não vai ter vida fácil.
O acesso ao novo Kodak Theatre, que passa a substituir o Shrine Auditorium, poderá ser missão quase impossível, já que a possibilidade de um atentado é pesadelo recorrente aos organizadores da festa desde o fatídico 11 de setembro. Um verdadeiro exército de agentes federais e de empresas privadas, em colaboração direta com a polícia de Los Angeles, trabalha há semanas em toda a área para que tudo saia como previsto e que astros e estrelas desfilem pela flamejante tapeçaria de acesso sem qualquer risco.
Resolvido ou não este problema – vale o suspense, condizente com as surpresas da noite: seria Osama Bin Laden o indesejado mestre sem cerimônias do espetáculo?. As atenções se concentram no palco, onde durante cerca de três horas e meia, a partir das 22h30 (horário de Brasília), agora de novo sob o comando da âncora Whoopi Goldberg, Hollywood reedita sua festa anual de glamour, beleza, emoção, elegância, cafonice, auto-indulgência e absoluta praticidade em termos de altas finanças. Na velha luta entre arte e dinheiro, deve prevalecer mesmo a efígie dolarizada de insignes personagens. Para a comunidade hollywoodiana, a grande indagação não é sobre quem vai levar o Oscar de melhor ator, se Russel Crowe ou Denzel Washington, os mais cotados; mas se os eleitores da Academia vão mais uma vez vez trair a tradição (como fizeram há dois anos com ‘Beleza Americana’) e eleger como melhor de 2001 um filme de arte, produção independente, barata como ‘Entre Quatro Paredes’ , esnobando produções comerciais rentáveis nas bilheterias, com orçamento de US$ 270 milhões, como ‘O Senhor dos Anéis’ .
INDICADOS
Veja a seguir a lista dos indicados ao Oscar 2002 nas principais categorias
Melhor Filme
- Uma Mente Brilhante
- Assassinato em Gosford Park
- Entre Quatro Paredes
- O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel
- Moulin Rouge
Melhor Direção
- Ron Howard - Uma Mente Brilhante
- Ridley Scott - o falcão negro em perigo
- Robert Altman - assassinato em Gosford Park
- Peter Jackson - O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel
- David Lynch - Mulholland Drive
Melhor atriz
- Halle Berry - A Última Ceia
- Judi Dench - Iris
- Nicole Kidman - Moulin Rouge
- Sissy Spacek - Entre Quatro Paredes
- Renée Zellweger - O Diário de Bridget Jones
Melhor Ator
- Russell Crowe - Uma Mente Brilhante
- Sean Penn - Lição de Amor
- Will Smith - Ali
- Denzel Washington - Dia de Treinamento
- Tom Wilkinson - Entre Quatro Paredes
Melhor Filme Estrangeiro
- O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (França)
- Elling - (Noruega)
- Lagaan - (Índia)
- Terra de Ninguém - (Bósnia)
- O Filho da Noiva - (Argentina)
Ator Coadjuvante
- Jim Broadbent - (Iris)
- Ethan Hawke - (Dia de Treinamento)
- Ben Kingsley - (Sexy Beast)
- Ian McKellen - (O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel)
- Jon Voight - (Ali)
Atriz Coadjuvante
- Jennifer Connelly - (Uma Mente Brilhante)
- Helen Mirren - (Assassinato em Gosford Park)
- Maggie Smith - (Assassinato em Gosford Park)
- Marisa Tomei - (Entre Quatro Paredes)
- Kate Winslet - (Iris)
Direção de Arte
- O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
- Assassinato em Gosford Park
- Harry Potter e a Pedra Filosofal
- O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
- Moulin Rouge
Roteiro Adaptado
- Uma Mente Brilhante
- Ghost World
- Entre Quatro Paredes
- O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
- Shrek
Roteiro Original
- O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
- Assassinato em Gosford Park
- Amnésia
- A Última Ceia
- Os Excêntricos Tenenbaums
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