À exceção de Gounod e sua "Sinfonia nº 1", a Orquestra Sinfônica do Paraná dedicou somente compositores brasileiros no concerto desta noite, às 20h30, no Canal da Música. A regência ficará por conta de Ernani Aguiar, que está presente entre os autores com a "Sinfonieta Prima", de sua lavra. Os demais são Guerra Peixe ("A Inúbia do Caboclinho") e Antônio Guerreiro ("Concerto para Saxofone e Orquestra").
O solista convidado é o carioca Francisco Sá, saxofonista de trânsito na música popular, tendo tocado com artistas de gêneros e gerações diversas: Francis Hime, Lulu Santos e Ed Motta, entre outros. Recentemente esteve em turnê pela Europa, onde se apresentou no Cassino de Espinho e o Clube Mau-Mau, no Porto, Portugal.
O maestro Ernani Aguiar, professor de regência na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto Villa-Lobos, é um pesquisador da música brasileira colonial. Em suas buscas o maestro já encontrou partituras inéditas e as apresentou em concertos.
Suas composições abrangem obras que vão do coro à voz e acompanhamento, instrumentos solos e orquestra. A cantata "O Menino Maluquinho", para coro infantil e orquestra, sobre o texto de Ziraldo, notivou a criação de uma ópera com libreto de Ziraldo.
Ernani compôs ainda as séries de "Motetinos" para coro, as peças para instrumentos solo intituladas "Meloritmias", o "Duo" para violino e violoncelo e a "Sinfonietta Prima" para orquestra, que será apresentada hoje à noite.
Serviço: Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência de Ernani Aguiar, executa "A Inúbia do Caboclinho", de Guerra-Peixe; "Sinfonieta Prima", de Ernani Aguiar, "Concerto para Saxofone e Orquestra", de Antônio Guerreiro, com solo de Francisco Sá, e "Sinfonia nº 1", de Gounod. Nesta sexta-feira, às 20h30, no Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695, fone 335-5273). Ingressos: R$ 5,00. Uma linha especial de ônibus sai de frente do Teatro Guaíra na Praça Santos Andrade.