Shows & Eventos

Ópera tem apresentação única hoje em Curitiba

05 fev 2003 às 11:01

Uma das óperas de maior sucesso de Giovanni Pergolesi ''La Ópera Padrona'' será encenada hoje à noite em Curitiba para abrir a temporada lírica de 2003. A apresentação que dura cerca de 45 minutos já foi sucesso no Comboio Cultural, programa do governo Jaime Lerner (PFL), há dois anos e agora volta em única apresentação mostrando ao público no Teatro HSBC o funcionamento de uma ópera de entreato.

''La Serva Padrona'' é uma ópera pequena. Essas óperas de entreatos começaram a se difundir no século 19 nos intervalos das grandes apresentações. Enquanto os atores se trocavam e os cenários eram adaptados para os próximos atos, o público era divertido com essas óperas'', explica o diretor cênico Edson Bueno.


Essas pequenas óperas mostrarão ao público curitibano uma faceta diferente e menos cansativa das óperas. Com um cenário pequeno, ''La Serva'' só não será apresentada na frente dos panos, como originalmente eram feitas as óperas de entreatos, porque houve uma adaptação natural durante o passar dos anos.


A obra será encenada pela soprano Kalinka Damiani e pelo baixo Pepes do Valle. Nomes que figuram entre os melhores do canto brasileiro e ainda o ator Elder Datry. A comédia conta a história de Uberto e seus criados Serpina e Vespone, um mudo. Dividida em duas pequenas partes, apresenta as peripécias dos dois empregados para fazer Serpina conseguir casar com o patrão.
O texto de Pergolesi foi traduzido pelo maestro Osvaldo Colarusso. A direção musical é do pianista Joaquim do Espírito Santo e cenografia e figurinos foram concebidos por Rio Novello.

Serviço:
La Serva Padrona, de Giovanni Pergolesi: hoje em apresentação única, às 19 horas, no Teatro do HSBC (R. Luiz Xavier, 11-A - Rua das Flores). Ingressos R$ 5 e R$ 2,50 (estudantes)


Continue lendo