A terceira edição da Virada Cultural Paraná acontece nos dias 15 e 16 de novembro em oito municípios, três a menos do que no ano passado. Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, Toledo, São José dos Pinhais e Umuarama foram selecionadas para receber o Palco Conexões, por onde desfilam as principais atrações do evento que pretende movimentar os paranaenses por meio da cultura, arte e educação.
A promoção é do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Cultura do Estado e do Departamento de Trânsito (Detran-PR). Segundo a coordenadora da Virada Cultural, Luci Daros, este ano foram investidos no evento R$ 2,5 milhões, verba que custeará todas as despesas, como estrutura de palco, viagens, hospedagem, entre outras.
Segundo a coordenadora, 13 municípios se candidataram a participar do evento, entre eles, Londrina. As cidades selecionadas conseguiram notas mais altas nos critérios avaliados pelos coordenadores e especificados no edital lançado em junho. Os projetos deveriam detalhar a participação de artistas locais e regionais envolvendo música, artes visuais, artes plásticas, artes cênicas e literatura. O público infantil, jovem e adulto deveria ser contemplado em atividades gratuitas. Luci Daros lembrou que desde o lançamento do edital, já estava definido que a Virada aconteceria em oito localidades.
Leia mais:
Confira a programação de missas de Natal nas principais paróquias de Londrina e região
Neymar fatura R$ 70 mil e é 14º em torneio pôquer festivo com nome dele
UEL e Grupo Folha de Londrina promovem a segunda edição do VestibaFest no Calçadão
System of a Down anuncia shows no Brasil em 2025
Assim como aconteceu em 2013, dezenas de atividades foram programadas nas oito cidades para estimular a reflexão sobre segurança no trânsito.
O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, ressaltou a importância de descentralizar a cultura e valorizar a produção paranaense. A expectativa total de público para este ano é 100 mil pessoas.
No total, 460 atrações estão previstas, todas gratuitas. A programação do Palco Conexões inclui artistas como Sidney Magal, Diogo Nogueira, Emicida, Nação Zumbi, RPM e Monobloco, que se apresentam pela primeira vez na Virada, além de Arnaldo Antunes, Almir Sater, Teatro Mágico, Erasmo Carlos, Moraes Moreira, Wanderléa, Zeca Baleiro, A Banda Mais Bonita da Cidade, Du Gomide, Homem Canibal, Trombone de Frutas, Nevilton e Big Time Orchestra entre outras. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.cultura.pr.gov.br.
Programação
Confira as atrações nas oito cidades que receberão a Virada Cultural
Foz do Iguaçu
Arnaldo Antunes
Banda Gonzalez
Banda Marinalva
Banda Venialgo
Cabes MC
Denorex 80
Ira!
Karol Conka
Francisco Beltrão
Big Time Orchestra
Matorrales
Nevilton
Projota
Terra Celta
Maringá
Cadillac Dinossauros
Grupo Celebrate Jazz Combo
Gustavo Proença
Lemoskine
Novo Trio
Stone Ferrari
Wanderléa
Zeca Baleiro
Guarapuava
Central Sistema de Som
Cida Airam
Monobloco
Moraes Moreira
Trombone de Frutas
Paranavaí
A Banda Mais Bonita da Cidade
As Galvão
Black Maria
Erasmo Carlos
Revolução Acústica
São José dos Pinhais
Diogo Nogueira
Du Gomide
Emicida
Iguana Dead
Nação Zumbi
Orquestra Harmônicas de Curitiba
Sidney Magal
The Nobs
Toledo
Arnaldo Antunes
Banda Bico, Rafa e os Mavericks
Cibelle Hespanhol
Homem Canibal
Orquestra de Sopros de Paranavaí
Paulo Merisio e Grupo Outras Fronteiras
Punkake
RPM
Umuarama
Almir Sater
Grupo Fato
Raissa Fayet
Samba de Saia
Teatro Mágico
Fonte: Secretaria Estadual de Cultura