Shows & Eventos

Oficina de Música entra na reta final

26 jan 2001 às 11:39

No penúltimo dia da 9ª Oficina de MPB os acordes musicais ficam por conta de uma apresentação de alunos dos conjuntos de choro e samba, no auditório do Colégio Estadual, às 19 horas; no Teatro da Reitoria o Grupo Fato faz o show "Oquelatá Quelateje", às 21 horas. No Circuito Off é a vez de Mônica Salmaso mostrar seu mais recente trabalho, às 22h30, no Era Só O Que Faltava.

Mônica, uma das grandes revelações da MPB, apresenta-se acompanhada pelo pianista Benjamin Taubkin. O duo faz um mix dos CDs "Trampolim" - gravado entre 1997 e 98 pela Pau Brasil - e "Voadeira", de 1999, pela Eldorado. Os ritmos vão do samba ao baião, passando pelas toadas.


O repertório de Mônica Salmaso é cuidadosamente selecionado entre composições antigas que exigem muita pesquisa e garimpagem, e de autores conhecidos popularmente. Entre eles estão Herivelton Martins, Djavan, Chico Buarque, Edu Lobo, Lenine, Norival Reis, Cabana, Dori Caymmi, Chico César e Tom Jobim.


"Já estamos idealizando outro disco, que vai ser aberto mas com bastante samba carioca. Desta vez, queremos nos enfronhar na história da tradição do samba urbano e vamos passar dois meses no Rio de Janeiro, pesquisando e ouvindo muito samba", adianta Mônica.


A intérprete já esteve em Curitiba outras duas vezes: na Oficina de Música de 1996 e nas comemorações dos 45 anos da Rádio Educativa, no ano passado.


Na programação oficial da Oficina de MPB, o show de hoje à noite é o "Oquelatá Quelateje" do Grupo Fato. O trabalho do grupo já foi mostrado com grande destaque na TV Cultura de São Paulo. Foi também alvo da crítica americana Daniela Thompson, considerado "o principal expoente da cena pop paranaense". Em novembro do ano passado, o Fato apresentou-se no projeto "Balaio Brasil", em São Paulo, a convite do Sesc.


Entre os muitos diferenciais da banda estão a percussão feita com tamancos, palmas, e o cenário confeccionado por artesãos paranaenses e a utilização de elementos extraídos do fandango. O Grupo Fato é composto por Ulisses Galetto (baixo), Grace Torres (teclados), Zé Loureiro Neto (bateria), Priscila Graciano (percussão), Bibi Farah (voz), Gilson Fukushima (guitarra) e Alexandre (voz).


O grupo já lançou os CDs "Fato", "Fogo Mordido" e "Oquelatá Quelateje". Na produção musical do Fato, os sons tradicionais unem-se a um modo particular de fazer música, explorando a multiplicidade de sotaques da música brasileira. O fandango, ritmo paranaense por excelência, ganha novos ares, sendo filtrado pela visão do sul-brasileiro, abrangendo o Brasil urbano, rural e nordestino.


No show, o Fato apresenta 18 composições de vários autores, com o propósito de interpretar e revelar artistas independentes do cenário musical paranaense e brasileiro.


Programação da 9ª Oficina de MPB

Hoje, às 19 horas, apresentação dos alunos da oficina Conjunto de Choro e Conjunto de Samba, no auditório do Colégio Estadual. Às 21 horas, o Grupo Fato apresenta o show "Oquelatá Oquelateje", no Teatro da Reitoria. Os dois shows têm entrada franca. No Circuito Off, no bar Era Só O Que Faltava (Avenida República Argentina, 1334 telefone: 342-0826), apresentam-se Mônica Salmaso e o pianista Benjamin Taubkin, a partir das 22h30, com ingressos a R$ 5,00 e R$ 3,00 (para alunos da Oficina de Música).


Continue lendo