Shows & Eventos

O sistema de saúde na berlinda

20 abr 2001 às 08:49

Um elenco de atores tarimbados dá veracidade e graça ao espetáculo que se apresenta neste final de semana no Guairinha, em Curitiba, "SOS Brasil". Tem Jonas Mello, Jussara Freire, Rogério Fróes, Mayara Magri, Rogério Márcico, Eliana Rocha, Eugênia de Domênico, Jandir Ferrari. Apesar disso todas as atenções se voltam ao autor da peça: o empresário Antonio Ermírio de Moraes.

Esta é a segunda montagem escrita por um dos homens mais ricos do País, e que apesar de cuidar de suas indústrias, ainda encontra tempo para se dedicar ao Hospital Beneficência Portuguesa. Dirige a entidade há quase 30 anos. Coincidência ou não, a comédia se passa num hospital público.


A ambientação se amplia ao resto do País, que tem um programa de saúde tão vergonhoso quanto tudo que se refere à chamada política social - quimera jamais vingada em terras brasileiras. Nesse tom de crítica ao descaso, transcorre o espetáculo que ficou em cartaz durante seis meses em São Paulo e foi visto por 32 mil espectadores.


Pelos corredores da instituição passam todos os tipos de gente - da nordestina que busca em vão algum tipo de apoio (descobre-se portadora de diabetes já em estado avançado) ao político sem escrúpulos. Assim como tem profissionais que lutam para manter a dignidade mesmo com as mínimas condições de trabalho, também há os que se aproveitam da situação. Na trama este papel é desenvolvido pela enfermeira Lia (Eliana Rocha).


Para o diretor Marcos Caruso este trabalho "é muito mais universal" em relação a "Brasil S/A", também dirigido por ele e escrito pelo empresário. Essa peça - a primeira de Ermírio de Moraes - foi vista por quase 90 mil pessoas.


O autor pelo jeito pegou gosto pela dramaturgia. Numa entrevista dada em São Paulo, no ano passado, ele disse que "tem gente que no fim-de-semana vai jogar tênis, nadar. Eu fico escrevendo umas bobagens por aí". O próximo tema deverá ser a educação, e o País estará mais uma vez no título: "Acorda Brasil".

Serviço: "SOS Brasil", de Antonio Ermírio de Moraes, direção de Marcos Caruso, com Rogério Fróes, Jonas Mello, Jussara Freira, Mayara Magri, Rogério Márcico, Eliana Rocha, Eugênia de Domenico, Jandir Ferrari. No Guairinha. Sexta e sábado às 21 horas; domingo às 19 horas. Ingressos: R$ 20,00. Não são aceitos cheques. Informações pelo fone 322-2628.


Continue lendo