Após sete meses de espera, será lançado oficialmente hoje o CD "Oporaí - o Canto Sagrado dos Guaranis". Gravado ao vivo na oca de um centro de convivência em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, o disco preserva toda a sutileza dos sons. Nessa noite, no palco do Teatro Paulo Autran, estarão os índios guaranis do coral Guata-porã e o maestro João José Felix Pereira, idealizador do projeto.
Ele explica que o motivo da demora entre a execução e o lançamento do disco foi devido a complexidade das condições ambientes de gravação. O resultado final, entretanto, agradou ao maestro. "O disco ficou bem autêntico", comenta. Ele apenas critica a infra-estrutura oferecida pelos estúdios da cidade, o que teria prejudicado um pouco a qualidade do trabalho.
O projeto teve início há nove anos, quando o maestro fez sua tese de doutorado, cujo tema era a arte guarani de fazer e tocar a flauta de bambu chamada Mimby. A partir daí teve início um profundo trabalho de pesquisa e aprofundamento.
Para chegar às 12 canções que compõem o disco, Pereira chegou a viver vários anos numa aldeia indígena, o que fez com que aprendesse a cultura e os costumes indígenas.
O show de lançamento do CD "Oporaí - O Canto Sagrado dos Guaranis" acontecerá hoje, às 20h30, no Teatro Paulo Autran (Shopping Center Novo Battel).