No último domingo, dia 21 de outubro, foi realizada a grande festa de aniversário de nove anos da Agenda Arte, no Bar Era Só O Que Faltava, em Curitiba. A comemoração contou com ilustres presenças, como a do cantor Chico César, que estava de passagem por Curitiba para duas apresentações no Sesc da Esquina. Muita gente fantasiada e as atrações circenses foram reponsáveis pelo colorido da noite. O homem bexiga, que coloca sua cabeça dentro de uma bexiga gigante e assopra até enchê-la, contribuiu para manter o clima descontraído.
A noite foi animada por nomes familiares ao universo "arte" da agenda: Família Horn, o grupo de forró Regional De Repende., DJóia Telma e a dupla de MPB Naína e Xanda. As duas cantoras fizeram neste dia seu show de despedida em Curitiba. Elas estão indo para São Paulo, a convite do ex-mutante Sérgio Dias, para gravar um CD que deve ser lançado em meados de maio do ano que vem.
A arte da agenda
Há nove anos o engenheiro civil Gerson Guerra coletou poemas e desenhos para montar uma agenda. Também formou um grupo de teatro, Anarquino e sua Trupe, para fazer apresentações em escolas e hospitais. A agenda recheada de humor e poesia foi impressa e colocada à venda, a princípio só na barraquinha de Sérgio na feira do Largo da Ordem, em Curitiba. Foi acolhida pelo público, que passou a colecionar cada nova edição. Desde então, parte da renda é destinada ao projeto social Vale Sorriso, pelo qual Anarquino e sua Trupe apresentam-se.
Os projetos cresceram e ganharam vários parceiros, entre amigos, artistas e doadores. "Quando resolvi liberar minha veia artística, depois de uma carreira de 15 anos como engenheiro civil, não imaginava que iria concretizar um projeto cultural e social à altura da Agenda Arte e do Vale Sorriso", diz Gerson. Ele mantém a barraquinha na feirinha do Largo, mas agora conta com uma rede de distribuição de 70 pontos de venda para a agenda que tem uma tiragem de 10 mil unidades. É considerada um instrumento de fomentação cultural, através da publicação de material de artistas anônimos.
Com 400 páginas diferentes umas das outras, a agenda reúne citações famosas - Paulo Leminski e Dalton Trevisan são presenças cativas - e colaborações de piadas, textos literários, frases e desenhos de ilustres desconhecidos. O projeto social Vale Sorriso acompanha a agenda desde o seu surgimento. Além das apresentações do palhaço Anarquino, representado pelo próprio Gerson, e sua trupe, o programa arrecada roupas, alimentos e material escolar para instituições infantis de Curitiba, Londrina e Umuarama.