Shows & Eventos

Museu Histórico faz 36 anos e recebe maquetes de prédio

18 set 2006 às 13:02

O Museu Histórico de Londrina "Pe. Carlos Weiss", completa 36 anos nesta segunda-feira (18). Como parte da comemoração vai receber 200 kits de maquetes de seu prédio, para recortar e colar. As maquetes serão doadas ao Museu pelo médico Luiz Parrellada, especialista em Patologia Clínica, diretor do Labmed e Labimagem, que tem o "hobby" de construir maquetes desde sua infância. Nos últimos anos, fez a maquete do Museu de Artes de Londrina, com muita aceitação por parte das escolas. As informações são da Agência de Notícias da UEL e site oficial da Museu.

Diante disso, e a pedido da Sociedade Amigos do Museu, fez a maquete do Museu Histórico. Trabalhou durante um ano na elaboração do projeto pois, é feito no computador e todas as peças tem que ter o encaixe perfeito. Para o desenvolvimento desse projeto, contou com a colaboração e patrocínio do Colégio Maxi e Labimagem.


Dr. Parrellada conclui seu curso de Medicina na Espanha, veio para o Brasil e revalidou seu diploma na Universidade Federal de Recife. Chegou em Londrina em 1957, para juntar-se a seus pais que já estavam estabelecidos na cidade desde 1952. Confeccionar maquetes é algo que o faz feliz e realizado pois, segundo ele, quando visita museus em outros países sempre encontra maquetes sendo comercializadas.


Após a doação que será no dia 18 de setembro, às 15 horas, no Museu Histórico, o diretor do Museu disponibilizará parte dessa doação às Escolas Públicas de Londrina. Dr. Parrellada completa que estará a disposição dos alunos para orientá-los na montagem.


O Museu Histórico de Londrina foi inaugurado em 18 de setembro de 1970, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina e a partir de 1974 tornou-se órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina, vinculado academicamente ao Centro de Letras e Ciências Humanas.

Desde 10 de dezembro de 1986, ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, que por suas linhas arquitetônicas constitui-se em marco histórico da origem inglesa da colonização de Londrina e do Norte Novo do Paraná.


Continue lendo