Documentaristas brasileiros têm uma oportunidade para colocar em prática seus projetos. O Ministério da Cultura (Secretaria do Audiovisual e Fundação Cultural Palmares) lança o concurso de apoio à realização de projetos audiovisuais de documentários inéditos. Serão contemplados 13 projetos, com prêmio de R$ 80 mil cada um para a feitura de documentários de 52 minutos.
Uma Comissão Especial selecionará os 13 projetos. A novidade é a seleção de três propostas sobre a cultura afro-brasileira. A arte, a história e a experiência contemporânea do povo negro são alguns dos tópicos que podem ser abordados dentro desse tema. Também podem ser abordados o patrimônio histórico artístico e cultural do País (como suas cidades históricas), a música popular e erudita, artes cênicas (teatro, dança, ópera e circo), festas regionais, cultura indígena e literatura brasileira.
Os interessados em desenvolver projetos sobre a cultura afro-brasileira podem enviar suas propostas diretamente à Fundação Cultural Palmares (Diretoria de Estudos Pesquisas e Projetos (Setor bancário norte, QD 02 - 1.º subsolo - Edifício Central Brasília, CEP 70.040-904, Brasília, DF). Os demais devem ser enviados ao Minc (Esplanada dos Ministérios. Bloco B. 3º Andar. CEP 70068-900. Brasília - DF). As inscrições estão abertas até o dia 21 de setembro.
Além do tema cultura afro-brasileira, o concurso contemplará três cineastas estreantes. A seleção dos projetos será feita em três etapas: na primeira serão classificados 40 projetos, na segunda, 30 projetos e, na etapa final, os 13 que receberão prêmio em dinheiro. O Minc vai assinar um contrato com a TV Cultura e Arte para a exibição dos documentários que forem realizados com os recursos adquiridos com o concurso.